Chupinguaia, localizado na região do Cone Sul de Rondônia, com 9324 habitantes, conforme o censo de 2022 divulgado há duas semanas pelo IBGE, aparece na lista dos municípios com nomes mais engraçados do Brasil.
O portal de notícias MSN divulgou, nesta quinta-feira, 6, reportagem citando uma relação de município com os nomes inusitados.
“O Brasil tem 5.568 municípios. Os nomes variam de acordo com homenagens a personalidades, memória do lugar, referências históricas etc. Alguns são inusitados e divertem”, explica a matéria. Chupinguaia é o único município de Rondônia na lista apresentada na reportagem.
O Extra de Rondônia fez uma rápida pesquisa junto ao site da Câmara de Vereadores Chupinguaia, que informou que o primeiro nome da cidade se dá ainda na década de 70 com o nome de “Viradouro”, por conter apenas duas ruas. Logo, com a emancipação realizada nos primórdios de 1995, se dá o nome de Chupinguaia. Alguns dizem que o nome se dá devido uma ave encontrada no região (chupin), contudo moradores antigos e indígenas locais contestam esta afirmação completando que o nome é na verdade derivado de língua indígena e que o significado é na verdade “Rio de Sangue”, em alusão aos acontecimentos predominantes na época da exploração do lugar (leia mais AQUI).
Entre outras, as cidades brasileiras citadas são: Anta Gorda (Rio Grande do Sul), Tomar do Geru (Sergipe), Não-Me-Toque (Rio Grande do Sul), Ressaquinha (Minas Gerais), Passa e Fica (Rio Grande do Norte), Rolândia (Paraná), Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte), Sem-Peixe (Minas Gerais), Varre-Sai (Rio de Janeiro), Xique-Xique (Bahia), Barro Duro (Piauí), Virginópolis (Minas Gerais), Uauá (Bahia), Entrepelado (Rio Grande do Sul), Putinga (Rio Grande do Sul), Pintópolis (Minas Gerais), Coité do Noia (Alagoas), Xexéu (Pernambuco), Zabelê (Paraíba). Leia a matéria completa AQUI.