A operação Guardiões do Bioma tem como objetivo combater supressões de vegetação nativa e outros crimes ambientais, além de prestar apoio ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No dia 12 de julho, equipes da Polícia Militar Ambiental e do 1º Batalhão de Polícia Militar, encontraram no Ramal do Boi, km 18, zona rural do distrito de Vista Alegre de Abunã, município de Porto Velho, árvores cortadas obstruindo o acesso das viaturas.
No entanto, mesmo com essa dificuldade, as equipes persistiram a pé e utilizaram tecnologia satelital e um drone na atuação. Foi ouvido estampido de fogos de artifícios, que são usados por infratores para avisar a presença policial. Mesmo assim, os policiais localizaram uma área usada como observatório por infratores, e a uma distância de mais de mil metros, visualizaram árvores caindo e barulho de motosserras.
As equipes lograram êxito em abordar seis pessoas enquanto desmatavam com uso de motosserra a floresta nativa.
Eles informaram que ali estavam ganhando diária pelo serviço, mas não informaram que são os responsáveis ou proprietários pela área.
A operação resultou na constatação de um desmatamento de mais 1.000 hectares de floresta nativa sem autorização dos órgãos ambientais competentes.
Foram aplicados Termos Circunstanciados de Ocorrência, autos de infração que passam de R$ 32 milhões de reais e apreensão de seis motosserras utilizados.