A Esclerose Múltipla é a doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo na sua maioria mulheres. É uma doença autoimune do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal.
Segundo a Lei federal 11.303/2006, o Dia Nacional de Conscientização sobre a EM (Esclerose Múltipla) é comemorado em 30 de agosto. A data foi resultado do esforço da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas. Por isso, o Agosto Laranja é considerado o mês de conscientizar os brasileiros sobre essa doença.
Os sintomas da doença são variados e dependem da parte do sistema nervoso que foi afetada. Entre os mais comuns estão fraqueza, distúrbios de equilíbrio, alterações visuais, tremores, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga.
Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença a longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curem a doença, mas existem recursos, como medicamentos que evitam a progressão da doença.