Um texto publicado em grupos de aviadores no WhatsApp e atribuído a Antônio Maia, irmão de Garon Maia que morreu no sábado (29) junto com o filho de 12 anos na queda de um avião em Vilhena, dá detalhes do percurso feito antes da queda trágica.
A publicação foi feita pela imprensa de Campo Grande MS, onde pai e filho estão sendo velados e serão sepultados nesta terça-feira (01). Antônio Maia, conhecido como “Comandante Anônio”, também pilota aviões e explicou aos companheiros a dificuldade da família para chegar até o local da despedida. “Estávamos fora do Brasil e desde ontem [domingo] estamos em trânsito para chegar a Guarulhos (SP) e depois, Campo Grande (MS)”.
Em um dos trechos da publicação, Antônio Maia, se mostra inconformado com o acidente e diz não entender os motivos da tragédia, contudo afirma confiar nas autoridades para esclarecer o que aconteceu. Ele também afirma que o voo feito pelo irmão Garon Maia, era de rotina para e que teria ido abastecer o Baron (avião) em Vilhena, pegar uma pizza para o jantar e retornar para a fazenda da família na região de Nova Conquista, zona Rural de Vilhena. Outro detalhe, apontado no texto, é quanto o curto espaço de tempo para fazer o percurso. “Oito minutos de voo total. Decolaram com tanque cheio, em 2 pessoas, voaram 5 minutos e repentinamente, algo acontece”.
Antônio também cogita alguns problemas para explicar a queda do avião, “Penso em perda de potência, suspiro entupido, combustível, alimentação, não sei. Somente especialistas poderão descobrir”.
Ele cogita ainda a possibilidade que Garon teria tentado fazer um pouso de emergência. “A região tem uma transição de terreno, uma pequena serra, com mata e algumas aberturas. Eles curvaram à direita sentido a uma abertura de pastagens, a mais limpa ao redor, segundo relatos de sitiantes que viram avião perdendo altura, e infelizmente, por alguns metros não conseguiram pousar no pasto. O avião caiu ‘estolado’ dentro da mata”, afirma Antônio Maia.
NOTA DO CENIPA
Segundo o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
Conforme a nota enviada ao Jornal Midiamax, “Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-ITE, neste domingo (30/07), no município de Vilhena (RO).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.”