Com o objetivo de inserir o Estado nas discussões sobre as políticas públicas de meio ambiente e mudanças climáticas, o Governo de Rondônia participa do 6º Congresso Ambiental que teve início dia 1º e encerra nesta quinta-feira (3), em São Paulo.
O congresso reúne grandes líderes empresariais, autoridades, profissionais ligados ao meio ambiente e sustentabilidade, pesquisadores e demais especialistas para apresentarem as melhores práticas ambientais do setor industrial e o futuro da sustentabilidade alinhada às políticas empresariais e públicas.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Lagos, foi um dos palestrantes do evento e apresentou as inovações e políticas públicas para viabilizar um futuro sustentável em Rondônia.
O Congresso tem se consolidado como a principal reunião de líderes e agentes do setor de meio ambiente em prol do desenvolvimento sustentável. Nesta edição, estão sendo debatidos temas prioritários que envolvem o setor produtivo nos estados, licenciamento e direito ambiental, indicadores Ambientais, Social e Governança – ESG, conduta ambiental das empresas, mercado de carbono, descarbonização da indústria, entre outros assuntos. A ideia dos painéis que acontecem de forma simultânea é apresentar as políticas alinhadas às novas diretrizes ambientais, além de exemplos de prática sustentável em diversas áreas.
De acordo com Marco Antônio Lagos, a oportunidade de um representante do Estado estar entre os palestrantes é muito positiva, já que Rondônia foi apresentado como um Estado preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade, sem deixar de se preocupar com desenvolvimento local e a qualidade de vida. “O Congresso foi o momento de ouvir empresas e empresários, palestrantes, advogados, ONGs e todos os atores que lidam com o meio ambiente. Também foi a oportunidade de expor a real situação do Estado e acompanhar como o meio ambiente está sendo visto em âmbito nacional e na visão de órgão não governamentais”, disse.
Para o secretário, a participação no Congresso Ambiental ainda deu a oportunidade para a troca de experiências com gestores de renomada experiência ambiental para manter Rondônia atualizada nos temas relacionados à sustentabilidade. “O que se espera é que a imagem do Estado tenha sido levada de forma que empresários e investidores possam conhecer melhor e a nossa preocupação com o desenvolvimento sustentável e com a busca por maiores investimentos em Rondônia”, concluiu.