Quando estava com 20 anos, uma de minhas atribuições funcionais era ler o diário oficial da união e o diário oficial do estado, diariamente, em busca de leis, decretos, portarias e informações, cujo teor tivesse alguma relação com os negócios daquela indústria.
A diretoria queria estar bem informada sobre todas as decisões governamentais. Era o início de minha carreira profissional e encarava aquele serviço como importante e de responsabilidade.
Todos nos beneficiamos com os frutos e impactos da internet, tanto na vida pessoal, profissional e empregatícia. O saldo é, sem dúvida alguma, positivo e crescente. O avanço da internet é avassalador e irreversível. O mesmo ocorre com as redes sociais, cuja difusão se dá de modo rápido e generalizado.
Uma pessoa conhecida está radiante porque encontrou um novo e promissor emprego. Firma grande, conceituada, moderna e com perspectivas de crescimento. Esta oportunidade surgiu a partir de contatos interpessoais e sites específicos. Ou seja, via internet.
Será que nós, profissionais de todas as áreas, temos recorrido a elas com foco e profundidade, buscando resultados concretos, que contribuam para nosso desenvolvimento profissional? Será que temos aprimorado nosso processo de buscas na internet e redes sociais? Temos convicção que nosso conhecimento intelectual e habilidades pessoais podem ser incrementados? Será que nossa atual visão, postura e capacidade técnica são dignos de nos levar a assumir desafios maiores, bem como posições hierárquicas superiores?
Felizes são os que se mantem atualizados com os avanços da era digital, porque no momento oportuno ceifarão os frutos. Essa é uma tarefa criteriosa, sistemática e não passível de ser terceirizada. O mercado de trabalho está em busca permanente de talentos, de competências e de liderança. Conteúdos profissionais dessa ordem são raros e por esse motivo disputados!
Com frequência me questiono se nossas empresas estão sendo inteligentes e eficazes em seus projetos de enriquecer seus quadros de pessoal, a partir de informações relevantes, da gestão empresarial eficiente, de ótimos ‘cases’, beneficiando-se do sucesso de organizações inovadoras e de excelência.
Alcançaremos isso investindo, pesquisando, acreditando e sendo seletivos. Existem benefícios a serem descobertos, aprimorando o desempenho funcional, melhorando os processos internos, atualizando-nos com o que há de melhor na tecnologia e informática.
Deve ser ressaltado que a internet ampliou e agilizou a circulação da informação. Como empreendedores, empresários, administradores e gerentes, é imperioso acompanhar de perto essa evolução. Da mesma forma que a informação surge e circula, ela também morre e desaparece.
Nestes tempos de transformações e desafios, em que os cenários mudam sem parar, convido-o a sermos participantes desses tempos de vanguarda, alimentando nosso espírito com ideias, rumo a dias mais competitivos e estimulantes. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.