A Câmara de Vereadores de Vilhena realizou, na manhã desta quarta-feira, 16, sessão solene para entrega de moção de aplauso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Vilhena-RO, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município em 36 anos de criação e em alusão ao dia do advogado, comemorado em 11 de agosto.
Os advogados Túlio Magnus (presidente local) e Vera Paixão (vice-presidente estadual) fizeram parte da meda de autoridades.
Também foi entregue o Título de Cidadão Honorário do Município ao advogado Mário César Torres Mendes e a divulgação do programa “Pergunte por Aline”, de enfrentamento à violência contra a mulher.
HISTÓRIA DE VIDA
Mario Cesar Torres Mendes nasceu em 22 de julho de 1976 em Getulia/SP. Ingressou na faculdade de direito no ano de 1995. Apaixonado por ensinar e transmitir, entrou no Programa de Mestrado em Direito da Univem – Marília em 2002. Foi recrutado em uma seleção interna para exercer a função de professor auxiliar da graduação de direito da Univem e em junho de 2002, recebeu convite para ser professor universitário titular da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC).
Em Vilhena, fundou o Núcleo de Prática Jurídica da AVEC, celebrando convênio com o Tribunal de Justiça do Estado para que o núcleo tivesse um posto do Juizado Especial. Em 2012 iniciou seus Doutorado na Unesp. Mario Cesar lecionou de 2002 até 2021, prestando relevantes serviços ao município de Vilhena e ao Ensino Superior no Cone Sul do estado de Rondônia.
PROGRAMA “PERGUNTE POR ALINE”
Além das homenagens foi feita a divulgação do programa “Pergunte por Aline”, que visa proporcionar às mulheres uma ferramenta discreta para solicitar ajuda em estabelecimentos, como bares, boates, restaurantes e similares, quando enfrentarem situações de perigo ou abuso.
A proposta é possibilitar que as mulheres em perigo utilizem a frase “a Aline está?” para comunicar sua necessidade de ajuda a um funcionário do estabelecimento, criando um código simples, mas eficaz, que possa ser prontamente compreendido pelo pessoal treinado, sem expor a vítima ou colocá-la em maior risco. O mecanismo busca proteger as mulheres, garantindo o respeito a sua dignidade e o direito à segurança e auxílio oportuno.
“Eu fico muito feliz em saber que hoje em Vilhena existe mais um mecanismo de proteção às mulheres. E segundo, à OAB é atuante, é participativa e isso tudo é mérito não só do presidente, mas de toda a equipe também. Ninguém é bom sozinho, quando a gente tem uma boa equipe a gente consegue fazer com que o serviço avance, então parabéns. E por último, a nossa homenagem ao Dr. Mario Cesar Torres, um profissional indiscutível, excelente advogado. Quase 90% dos estudantes que cursaram direito aqui em Vilhena foram alunos do Dr. Mario Cesar, mas o que me marca é a generosidade dele”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores, Samir Ali.