Foto: Reprodução da internet

A agência de viagens 123milhas surpreendeu clientes ao anunciar na sexta-feira, 18, a suspensão da emissão de passagens já compradas da sua linha promocional, com datas flexíveis.

O governo considerou grave o anúncio e a Secretaria Nacional do Consumidor já informou que irá notificar a empresa para esclarecimentos. Esta não é a primeira vez que consumidores enfrentam problemas com a 123milhas. Entenda o que se sabe até agora.

O que aconteceu

Empresa anunciou que suspendeu a emissão de passagens já compradas da linha Promo. 123milhas disse que não vai emitir passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023, e que as vendas deste produto estão interrompidas desde o dia 16.

123milhas culpa juros e alta demanda. Em nota, disse que a decisão de suspender a emissão de passagens na linha promocional foi motivada por “fatores econômicos e de mercado” e citou a alta demanda por voos,” que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada”, e a taxa de juros elevada.

Governo vai investigar cancelamentos e opção oferecida aos clientes. O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse ao UOL, que a pasta vai notificar a empresa por dar aos clientes apenas a opção de vouchers como devolução do valor já pago em passagens compradas pelo site.

Procon-SP também vai notificar empresa. O órgão de defesa do consumidor disse que vai questionar a empresa sobre os motivos para a suspensão. Também diz que quer saber como a agência se preparou para esta situação, como está informando seus clientes e quais as medidas de mitigação ou compensação para não prejudicar os consumidores.

Presidente da CPI das Pirâmides Financeiras, em andamento na Câmara, diz que comissão vai investigar 123milhas. O deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), classificou a situação de “muito grave”. “Muitas famílias se programaram e agora todo o sonho vai por água a baixo”, escreveu no X, ex-Twitter.

123milhas não dá detalhes sobre a sua situação financeira. Em nota, disse que “continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo”.

A decisão [de suspensão] deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia.

123milhas em nota.

Empresa acumula reclamações

Há diversas reclamações no Reclame Aqui contra a empresa. Nos últimos 12 meses foram feitas 65.764 reclamações no Reclame Aqui. Do total, 20.142 foram feitas nos últimos seis meses.

No ano passado, o Procon-SP notificou 123milhas por cancelamento da viagem ou da falta de emissão de bilhetes. Na época, o UOL fez reportagem relatando problemas de consumidores.

A 123milhas disse que não cancelava pacotes/voos vendidos deliberadamente e que os casos relatados pelo UOL foram cancelados por problemas no envio do formulário de informações para a viagem.

Problemas se concentram nas compras da linha promocional. Nos pacotes e voos oferecidos na categoria “Promo”, o consumidor compra datas flexíveis. Na prática, a data da viagem é informada mais próxima da data da viagem.

Em maio, o Hurb também teve problemas com pacotes flexíveis. Depois de uma série de denúncias dos consumidores, a Senacon obrigou a empresa a suspender a venda de pacotes deste tipo.

Empresa oferece só devolução em vouchers

123milhas anunciou que vai devolver valores pagos pelos clientes em vouchers. Os consumidores vão poder usar os vouchers para comprar outros produtos na plataforma. Eles são devolvidos com 150% do CDI de correção. Vouchers podem ser usados em até 36 meses a partir de sua solicitação.

Cliente deve entrar em contato com os canais oficiais da agência para obter o voucher. Após a solicitação, a empresa diz que o cliente receberá seus vouchers em até cinco dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante. Os vouchers podem ser solicitados pelo site oficial na aba “PROMO 123” ou por meio do WhatsApp verificado (31) 99397-0210.

Valor das viagens está sendo dividido em mais de um voucher. 123milhas diz que a divisão serve para dar mais “flexibilidade e liberdade de escolha do que com um só voucher no valor total”. No entanto, clientes reclamam nas redes sociais que não conseguem usar mais de um voucher na mesma compra, forçando gasto maior no site.

Devolução apenas em vouchers é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Advogados especializados em direito do consumidor, ouvidos pelo UOL dizem que consumidor tem o direito de pedir dinheiro de volta.

Consumidores lesados podem fazer registro na plataforma consumidor.gov.br. Segundo o Ministério da Justiça, a opção de reembolso por meio de voucher não pode ser impositiva, tampouco exclusiva.

Procon orienta que consumidor não suspenda os pagamentos, mesmo diante da suspensão da oferta. “Essa postura será importante caso a questão precise ser judicializada, demonstrando boa-fé por parte do consumidor.” Orientação não é unânime. Arthur Rollo, advogado, ex-Secretário Nacional do Consumidor, diz discordar dessa orientação e afirma que os consumidores devem entrar em contato com as administradoras de cartão para sustar os pagamentos caso ainda haja parcelas em aberto.

Isso é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, está lá no artigo 35, que o descumprimento da oferta dá para o consumidor o direito de pedir o dinheiro de volta, insistir na prestação do serviço ou trocar para uma prestação de serviço equivalente. A empresa está descumprindo o artigo, que diz que quando a empresa não faz a parte dela o consumidor tem direito, sim, ao dinheiro de volta.

Arthur Rollo, advogado, ex-Secretário Nacional do Consumidor.

sicoob

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