A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher — DEAMs em todo o estado, participou neste mês de agosto da operação Shamar deflagrada em combate a violência doméstica.
A ação foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais.
A PCRO intensificou as investigações visando responsabilizar os agressores. Os trabalhos resultaram no cumprimento de centenas de mandados de prisões e maior celeridade na conclusão dos procedimentos investigativos.
OPERAÇÃO SHAMAR
A operação Shamar é intitulada, assim, com S, por que, na verdade, é um pedido de socorro. É um salvamento para as mulheres visando o maior engajamento da sociedade no combate à violência contra mulher. Shamar é uma palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.
O objetivo foi combater a violência familiar doméstica e o feminicídio, por meio de atuação integrada entre as Forças de Segurança.
Participam com ações preventivas, ostensivas, educativas e repressivas as Polícias Civil, Militar, Penal, o Corpo de Bombeiros e demais instituições parceiras.
CANAIS DE DENÚNCIA
A população pode contribuir com o trabalho das forças de Segurança. Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, procurar uma delegacia de Polícia especializada ou ligar para os telefones disponíveis pode salvar vidas.
A Central de Atendimentos à Mulher, do Ministério das Mulheres, por meio do 180 e 181. As denúncias podem ser realizadas ainda por meio do 197 da PCRO.