Marco Antonio Ribeiro de Menezes Lagos, Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, visitou esta semana a região do Cone Sul, especificamente, os municípios de Vilhena e Cerejeiras.
Nas duas cidades, ele acompanhou atividades para o fortalecimento de ações da pasta.
Em visita à redação do Extra de Rondônia na tarde desta quinta-feira, 1, Marco Antonio informou que, em Vilhena, acompanhou o mutirão para regularização no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com apoio da Aprosoja. Já em Cerejeiras, acompanhou o projeto de recuperação de uma bacia de um rio, com aplicação de recursos estaduais e municipais.
Ele também aproveitou a entrevista para anunciar a queda de 60% de desmatamento neste ano em Rondônia, resultado de campanhas educativas e trabalho de fiscalização via satélite.
Ele também falou a respeito do desmatamento ilegal e a devida aplicação de multas para estes crimes. “Não gostamos disso, é horrível multar. Mas é necessário e não podemos permitir que destruam a floresta. Não podemos ser coniventes com o crime ambiental”, disse, ao informar que os recursos das multas são direcionadas para atividades da própria Sedan.
Da mesma forma, o titular da Sedam disse que há campanhas educativas para evitar as queimadas, num trabalho em conjunto entre o Estado e Municípios. “Tudo isso resultou numa melhoria do ar”, destaca.