Policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), participam de Programa de Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, ofertado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em Vilhena, nos dias 30 e 31 de agosto.
Tenente-coronel PM Aldimas, Comandante do 3º BPM, recepciona os militares do BOPE
Os instrutores do BOPE vieram da capital do Estado para instruir 30 profissionais da segurança pública, 25 policiais militares e cinco profissionais das instituições coirmãs, sendo elas Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.
Foram dois dias de instruções, entre teorias em sala de aula e práticas em campo, na área de selva. Os participantes foram instruídos com um dos mais atualizados procedimentos de atendimento pré-hospitalar do país, denominado protocolo MARC 1.
Em simulação, Policial realiza procedimentos de APH em ambiente de selva
Entre vários aprendizados, os membros da segurança pública receberam instruções do uso do torniquete, a fim de conter hemorragias graves; o uso de bandagem israelense, para tratar sangramentos severos e cobertura de feridas; bem como fazer a manobra de burp, que objetiva desobstruir vias aéreas.
Os participantes do treinamento estão capacitados a atuar no atendimento pré-hospitalar em combate, conhecimento fundamental aos profissionais de segurança pública levando em consideração o grande número de conflitos agrários existentes no Estado de Rondônia.