O entretenimento móvel é uma indústria global multimilionária que evolui constantemente, de acordo com os avanços tecnológicos que introduzem novas possibilidades e moldam as preferências dos consumidores. A oferta de conteúdo nunca foi tão vasta, sendo possível acessar uma grande variedade de formatos pela internet. As tendências do entretenimento apontam para um futuro focado sobretudo nos dispositivos móveis, os quais constituem a preferência atual dos espectadores e entusiastas para usufruir de seus conteúdos.
Entretenimento de curta duração
Graças à maior conveniência e facilidade que oferecem, os usuários costumam acessar o conteúdo de entretenimento com mais frequência por meio de dispositivos móveis do que a partir de computadores. Além disso, o entretenimento de curta duração veio fortalecer ainda mais o consumo de conteúdo nesses aparelhos.
Esse formato tem a vantagem de permitir a visualização de uma quantidade maior de conteúdo, e de forma rápida. Plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts são populares por oferecer conteúdo de curta duração gerado pelos usuários sobre uma infinidade de tópicos.
Maior oferta de conteúdo multiplataforma
Com o objetivo de permitir aos espectadores e jogadores o acesso ao conteúdo de forma integral, os desenvolvedores e provedores dão prioridade ao conteúdo otimizado. Isso se dá especialmente nos jogos, os quais utilizam gráficos e recursos de processamento mais pesados. Desse modo, o desenvolvimento multiplataforma permite que os jogadores acessem o conteúdo em seu dispositivo favorito de forma fluida e sem interrupções.
Fortnite, Minecraft, Ark: Survival Evolved e Final Fantasy IX são alguns dos games mais populares da atualidade, e estão disponíveis em versão console, pc e mobile. Assim, garantem que seu conteúdo esteja sempre acessível para a sua audiência. O mesmo acontece no nicho dos cassinos, em que é possível, entre outras coisas, descobrir mais de 60 slots online para jogar com dinheiro real nos dispositivos de sua preferência. Essas capacidades são possíveis também graças à expansão do 5G que, por oferecer conectividade e velocidade mais eficazes, tem impulsionado novas oportunidades para os dispositivos móveis.
Inteligência artificial e aprendizado de máquina
A inteligência artificial (IA) está muito presente no entretenimento móvel e promete ser um impulsionador de aplicativos e ferramentas no futuro próximo. A utilização de ferramentas baseadas em IA (em especial o aprendizado de máquina) tem contribuído para melhorar e otimizar uma experiência de entretenimento mais direcionada e personalizada.
O potencial das recomendações de conteúdo baseadas nos interesses do usuário e no comportamento de visualização anterior é um elemento-chave para manter os entusiastas engajados, sendo portanto a melhor maneira de garantir a retenção de subscrições. Com a IA sendo capaz de desenvolver conteúdo de modo integral, é uma questão de tempo até que essa tecnologia inove a produção e obtenha conteúdo mais autêntico e original, bem como maior aplicação para os usuários. Exemplo disso é o YouTube, que introduziu resumos de vídeo nas páginas de pesquisa e de reprodução gerados exclusivamente por IA. Esse é apenas um dos vários recursos que as principais plataformas de entretenimento buscam implementar para inovar a oferta de de conteúdo.
O entretenimento móvel assiste a uma transformação de usuários passivos, isto é, que apenas consomem, para usuários mais ativos, os quais buscam interagir com o conteúdo, compartilhar suas experiências e pertencer a comunidades digitais com os mesmos interesses. Os novos formatos do setor têm a capacidade de inovar, criando experiências sociais e imersivas que conquistam novas audiências e oferecem conteúdo multiplataforma. A inteligência artificial veio tornar as plataformas mais personalizadas e próprias, e tudo indica que o seu potencial tende a se desenvolver cada vez mais.