O tradicional Festival de Praia de Pimenteiras do Oeste está sendo realizado neste final de semana e, pelos números parciais divulgados, já superou o do ano passado.
Mesmo com ataques de arraias e outros animais, o evento transcorre com tranquilidade.
A reportagem do Extra de Rondônia, por telefone, entrevistou uma das médicas que faz parte da equipe que atua no atendimento dos banhistas. Conforme Aquila Granato, os ataques de arraias ocorreram em maior número, cinco até o momento. “Todos os ataques ocorreram aqui na praia. Fizemos o atendimento, com o bloqueio da dor e aplicação de antibiótico para evitar a necrose”, detalhou.
Além desse tipo de incidente, foram registrados pelo menos mais dois ataques de piranhas e um de jararaca. No caso do réptil, a vítima foi uma criança de 11 anos, que estava acampada dos pais em um dos acampamentos de banhistas. Segundo a médica, a criança foi atendida pela equipe e o estado de saúde dela é estável.
Apesar dos incidentes registrados, o festival ocorre sem grandes sustos. Para os três dias de festa, a prefeitura de Pimenteiras disponibilizou uma equipe composta por 100 pessoas; entre bombeiros civis, seguranças, médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio.
NÚMEROS DO FESTIVAL
Até o início da tarde deste domingo, 10, conforme relatado à reportagem pelo chefe de gabinete da prefeitura, Rodrigo Lodi, o número de visitantes já superou o de 2022.
Neste ano, no primeiro dia de festival passaram pelas praias cerca de 3.500 pessoas, já o segundo dia (sábado), teve a maior participação, aproximadamente 10 mil. Até a manhã deste domingo, compareceram cerca de 2 mil banhistas.
Somados os três dias de festa, a expectativa é de fechar com mais de 16 mil visitas. Em 2022, Pimenteiras do Oeste recebeu cerca de 12 mil pessoas.