Um vendaval com forte vento provocou sérios danos em diversos pontos da cidade de Ariquemes, na tarde desta segunda-feira, 11. Além de arrancar árvores, teve registro de vários bairros sem energia até o início da noite.
Árvores, tapumes e placas de publicidade vieram abaixo com a tormenta. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) os ventos chegaram a cerca de 100 km/h.
Além de Ariquemes, Buritis, Campo Novo, Monte Negro e o garimpo do Bom Futuro, todos na Região Vale do Jamari, foram atingidos pelo vendaval.
Conforme a nota divulgada pela Energisa, imediatamente ao registro de temporal, implantou um plano de contingência, reforçando atuação com equipes extras na região.
O plano de contingência também prevê o contato com unidades hospitalares para verificar a necessidade de gerador de energia e garantir os atendimentos emergenciais de saúde.
Leia a nota na integra;
Nota de esclarecimento – Fornecimento de energia elétrica em Ariquemes, Buritis, Campo Novo, Monte Negro e Bom Futuro em 11/09
A Energisa informa que o temporal com ventos fortes, que atingiu Ariquemes, Buritis, Campo Novo, Monte Negro e Bom Futuro, nesta segunda-feira (11/09), causou diversos danos à rede de distribuição de energia. Sistemas de Monitoramento Climático do INPE indicaram a ocorrência de ventos de até 100 km/h atingindo a região, tendo capacidade de trazer transtornos e danos relevantes à rede.
A empresa ressalta que imediatamente implantou um plano de contingência, reforçando atuação com equipes extras na região. O plano de contingência também prevê o contato com unidades hospitalares para verificar a necessidade de gerador de energia e garantir os atendimentos emergenciais de saúde.
Vale salientar que o Grupo Energisa conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática, denominada NetClima, que realiza o monitoramento em tempo real de tempestades severas, o que possibilita às distribuidoras mobilizar suas equipes de forma rápida para atender às ocorrências.
A Energisa reforça a importância de não se aproximar de cabos partidos em qualquer situação. Nestes casos, para total segurança, chame a empresa por meio dos seus canais de atendimento: