O vilhenense João Gustavo Cotta foi um dos destaques da seleção rondoniense conquistando três medalhas de ouro e um de bronze no 30º Campeonato Brasileiro promovido na última semana pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilo, em São Paulo (SP).
Atual campeão rondoniense na categoria, João Gustavo Cotta foi campeão em Kata Individual, Kumitê Individual e Kumute em equipe. João já havia se consagrado campeão em outras duas oportunidades: em 2017, sagrou-se campeão pela primeira vez, aos 9 anos, no mesmo ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Um ano depois, em 2018, veio o bicampeonato, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
Considerado um dos maiores eventos de karatê do mundo, o evento foi realizado no ginásio do Ibirapuera, com participação de mais de 3000 atletas de todo país. Evento este que foi destacado pelo atual vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, em pronunciamento nas redes sociais.
Com 140 atletas, a equipe de Rondônia se destacou ao conquistar 70 medalhas, alcançando o 2º lugar na competição nacional. Ao todo, foram 16 medalhas de ouro, 16 de prata e 38 de bronze.
Alunos destacam o importante trabalho e esforço do professor sensei Flávio Gomes, da academia Champions, localizada na Melvin Jones, nº 1177.
A expectativa é que os medalhistas representem o Brasil no campeonato mundial da categoria, em 2024, no México.