Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira, 19, a operação “Democratia”, visando a coleta de provas em investigação que apura a suposta prática de crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, ocorrido em dezembro de 2022.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo seis em Ji-Paraná/RO e dois em Ariquemes/RO, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO.

As buscas resultaram na prisão em flagrante de uma pessoa em Ji-Paraná, por posse irregular de munições de uso permitido e na apreensão de duas armas de fogo, munições e celulares.

Durante as investigações, apurou-se que os suspeitos eram integrantes de um grupo em comum, que incentivavam e se organizavam para a prática de atos voltados a inviabilizar o exercício das atuações do Tribunal Superior Eleitoral na condução das eleições presidenciais de 2022, tais como incentivo a incêndio de veículos e outros atos tendentes a “instaurar o caos” na região de Ji-Paraná/RO.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais, sem prejuízo de outros delitos que sejam identificados no curso da investigação.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO