Foto: Ilustrativa

Em um cenário onde a especialização e capacitação contínua são cada vez mais valorizadas, profissionais da saúde têm uma oportunidade única em mãos, em Vilhena.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Residência Multiprofissional, que oferece 74 vagas em categorias como Odontologia, Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

A iniciativa é fruto da parceria bem-sucedida entre a Prefeitura de Vilhena e a UNINASSAU de Vilhena. Desde 2015, essa aliança tem focado no aprimoramento e na formação de profissionais da saúde, resultando na especialização de quase 300 profissionais. E não é qualquer especialização – estamos falando da residência, uma das mais valorizadas no cenário brasileiro.

Além de fortalecer o perfil profissional dos residentes, o programa traz benefícios palpáveis à comunidade local:

Urgência/Trauma: Nas dependências do Hospital Regional e outras unidades de urgência, os residentes são imersos em um ambiente de ritmo acelerado, onde cada segundo conta. A capacitação se concentra em atendimentos de alta demanda, traumas e situações emergenciais, dando aos profissionais a habilidade de tomar decisões rápidas e efetivas, visando a preservação da vida e a promoção da saúde em contextos críticos.

Intensivismo: Especialmente voltado para os ambientes do Hospital Regional e outras unidades que abrigam centros de terapia intensiva, este programa capacita os residentes para lidar com pacientes que necessitam de cuidados mais profundos e contínuos. A abordagem é interdisciplinar, englobando desde o manejo de equipamentos avançados até a comunicação sensível com familiares.

Saúde Mental: Com atividades centradas no CAPS e em unidades de saúde municipais, os residentes são preparados para compreender, acolher e intervir de maneira eficaz nas mais diversas situações relacionadas à saúde mental. O foco não está apenas no tratamento, mas também na reabilitação e integração social dos pacientes, sempre pautado por uma abordagem humanizada.

Atenção Básica: Na Atenção Primária à Saúde (APS), primeiro nível de atenção, os residentes desenvolvem atividades dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), através de um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, a redução de danos, a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde da coletividade.

Reabilitação: Sob a égide do Centro Especializado em Reabilitação – Dr. Nazareno João da Silva, com dedicação diária os residentes trabalham para maximizar a funcionalidade e a qualidade de vida dos indivíduos atendidos, abordando não apenas os desafios físicos, mas também os aspectos emocionais e sociais. Esta integração de múltiplas disciplinas, através da residência, potencializa a melhora significativa dos pacientes para restaurar e otimizar a funcionalidade de pessoas com deficiências variadas. A abordagem é holística, compreendendo não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e sociais da reabilitação.

Enfermagem Obstétrica: Em unidades de saúde focadas no público materno-infantil, os residentes são formados para acompanhar, cuidar e intervir em um dos momentos mais significativos da vida humana: a gestação e o nascimento. O programa enfatiza a segurança, a humanização e a individualização do atendimento, garantindo que mães e bebês recebam a melhor assistência possível.

A formação como residente não apenas alavanca a carreira profissional, mas também reflete em um atendimento de excelência à população. Aqueles que passam pela Residência Multiprofissional não apenas ampliam seus conhecimentos técnicos, mas desenvolvem habilidades interpessoais, gestão e liderança, tornando-se profissionais mais completos e aptos a enfrentar os desafios da saúde moderna.

Para os cidadãos de Vilhena, a continuidade deste programa de Residência Multiprofissional tem representado uma transformação notável no panorama da saúde pública local. A capacitação avançada e a formação multidisciplinar que esses residentes recebem garantem que os serviços prestados sejam não apenas tecnicamente precisos, mas também humanizados e integrados. Isso é traduzido em diagnósticos mais assertivos, tratamentos mais eficazes e uma relação de confiança entre profissional e paciente. O investimento contínuo na especialização desses profissionais significa que os moradores de Vilhena têm acesso a um atendimento de saúde que se alinha aos melhores padrões nacionais, com uma abordagem que valoriza a singularidade de cada paciente e as necessidades específicas da comunidade. Em última análise, isso fortalece a saúde pública como um todo, criando um ambiente em que tanto os profissionais quanto os pacientes se sentem valorizados, ouvidos e cuidados.

As inscrições irão iniciar no próximo dia 30 e detalhes adicionais sobre o processo seletivo estão disponíveis em https://portal.residenciasvilhena.com.br. Profissionais interessados em dar um salto qualitativo em suas carreiras e fazer a diferença na saúde pública local não devem perder esta oportunidade.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO