Às 23h59 de domingo (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a operação Finados 2023. Com início na última quarta-feira (01), a operação contou com efetivo mobilizado em pontos críticos – onde há maior incidência de infrações e acidentes – para coibir atitudes proibidas ao volante, a fim de oferecer conforto para motoristas e passageiros.
Em comparação ao mesmo feriado do ano passado, foram contabilizados um total de 17 acidentes, sendo quatro graves (diminuição de 20% em relação ao ano passado). Dois óbitos foram registrados nesse período.
Entre as autuações aplicadas aos condutores estão: inutilização do cinto de segurança (42 casos – diminuição de 54%); não utilização dos dispositivos de retenção para crianças (18 casos); e alcoolemia (14 casos). Cabe atenção para os autos de ultrapassagens em locais proibidos, manobra diretamente relacionada aos acidentes resultantes em vítimas fatais. Foram registradas 34 infrações (redução de 51%).
Durante a operação, em dezenas de comandos policiais realizados, 4185 pessoas e 3871 veículos foram fiscalizados. Além disso, foram contabilizados um total de 466 testes de alcoolemia (aumento de 87%). Na área criminal, foram efetuadas 11 prisões, sendo quatro dessas por embriaguez ao volante.