Humberto Lago

Administrar uma empresa é uma arte, envolve uma pluralidade de fatores, sistemáticas pressões externas, enquanto buscamos o cumprimento de uma missão. Desempenhar essa função é complexo; exige experiência; habilidades interpessoais; iniciativas e reações rápidas; critério e decisões apropriadas.

As empresas adquirem insumos, criam processos produtivos, industrializam produtos, consomem energia, contratam pessoas. Elas estão firmemente alicerçadas sobre os pilares da eficiência, produtividade, da competitividade, atendendo ainda as crescentes demandas ambientais e de sustentabilidade.

Eis alguns atributos básicos de um bom administrador: definir estratégias, efetuar diagnósticos, criar cenários, resolver conflitos, dimensionar recursos, tomar decisões sábias, habilidade de  negociar, ter boa comunicação, gerenciar o tempo e aprender com os erros (próprios ou de terceiros). Amigo leitor e empresário, como está seu perfil diante dos quesitos acima?

O objetivo das organizações é criar e introduzir no mercado produtos e serviços a preços viáveis, girando os estoques, pagando os materiais, salários e impostos, obtendo resultados, tendo solidez financeira e remunerando o capital investido. Tudo isso de forma harmoniosa e simultânea.

O planejamento operacional e financeiro de suas atividades é fundamental. Existem limites máximos para despesas fixas e variáveis, bem como limites mínimos para a margem operacional (bruta e líquida). Eles são essenciais para a formação do lucro.

Na atividade econômica existem padrões de performance profissional para as máquinas, pessoas e inclusive para as perdas, os quais devem ser respeitados. Há que se respeitar, também, os padrões de qualidade, durabilidade dos produtos e satisfação do cliente.

Índices habituais de desempenho existem para acompanhar a organização no seu esforço de fazer uma gestão eficiente de seus recursos materiais, financeiros e humanos. Por esse motivo, urge supervisionar e controlar suas principais operações, como também seus centros de custo.

O mercado é dinâmico e exigente; é insensível a apelos emocionais; procura estabilizar os preços em função da lei da oferta e da procura. A ação sistemática dos agentes econômicos costuma reger os preços.

Somente os que tem paixão pelos negócios, amor ao trabalho e fé, são capazes de reunir força e coragem, iniciativas e perseverança, poderão fazer uma boa gestão. Fica evidenciado que os competentes, fortes e audazes têm uma propensão maior ao sucesso.

Faltou falar de ponto de equilíbrio, de capital de giro, de fluxo de caixa, de rateio de despesas, de auditoria interna, de delegação, de trabalho em equipe, de treinamento, de liderança e de outras coisas mais. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO