Arsenal foi apreendido em Cerejeiras /Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) em Rondônia cumpriu, na manhã desta segunda-feira, 8/1, um mandado de busca e apreensão, referente à Operação “Lesa Pátria”, no município de Cerejeiras/RO (ASSISTA VÍDEO ABAIXO).

Na ação foram apreendidas sete armas, todas registradas,  uma espingarda de ar comprimido, 392 munições e duas caixas de pólvora com 1 kg cada, um celular.

A OPERAÇÃO

A operação ocorre em vários estados do Brasil e visa a identificação de participantes que financiaram e fomentaram os ataques do dia 8 de janeiro de 2023.

Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Para esta fase, foram expedidos,  pelo STF, 47 mandados judiciais (46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva), nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação “Lesa Pátria” é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

Operação ocorre em vários estados do Brasil / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO