Artigo: Humberto Lago

Mais um ano de trabalho está se abrindo perante nós, pelas misericórdias do Criador, trazendo-nos oportunidades de alavancar negócios; de sermos bem-sucedidos; de realizar coisas marcantes; de sermos pessoas melhores.

Cabe-nos estar atentos e preparados para identificá-las e explorá-las. Se formos omissos, negligentes ou reticentes, tais oportunidades poderão ser aproveitadas por nossos concorrentes, fazendo mais difícil nossa jornada.

Hoje é o tempo de ser inovador; de servir melhor os clientes; de aprofundar o treinamento; de avançar em eficiência; de nos tornar mais competitivos; de administrar melhor o tempo; de motivar a equipe; de nos diferenciar pela qualidade; de girar melhor os estoques; de elevar os padrões internos (operacionais e administrativos).

Urge ser sábio no planejamento; competente no processo decisório; desempenhar bem a função de liderança. Faça isso e os resultados logo aparecerão naturalmente no seu horizonte. A gestão empresarial é um desafio empolgante, o qual traz consequências rápidas. Ela premia ou condena os administradores, sem meias palavras. Na medida em que enfatizamos o desempenho funcional, impactamos favoravelmente nossas empresas.

Há um poder enorme na unidade, na integração dos talentos e na motivação dos recursos humanos. Não permita que questões minúsculas e tolas venham a quebrar a força e vigor de seu time. Por esse motivo, faça um acompanhamento permanente desse indicador. Nenhuma empresa pode frear o ímpeto, dinamismo e pró-atividade de seu grupo. Seria uma insensatez gerencial cometer esse erro.

Em todas as firmas, sempre há espaço para ser mais competitivo; para reduzir despesas; para melhorar os resultados financeiros. Sempre há espaço para melhorar os sistemas de controle; reduzir as perdas operacionais; para errar menos e acertar mais. Sempre há espaço para ser criativo e eficaz; para tornar sua organização mais profissional e sólida.

A revisão sistemática da composição de seu mix de produtos pode trazer-lhe a oportunidade de aumentar suas receitas mensais, sem custos adicionais significativos. A propósito, quando foi a última vez que você fez esse exercício?

Invista no seu negócio baseado no trabalho, fé e ética. Explore bem seus ativos; construa relações sólidas com clientes e fornecedores.  Zele para que cada um de seus ativos, direta ou indiretamente, fazendo-os produzir. Tenha o prazer em repassar seus ganhos de eficiência para os preços, beneficiando assim seus clientes.

Concluindo: A vida empresarial proporciona inúmeras e contínuas oportunidades. Seja sensível a elas; tenha uma visão renovada de sua missão empresarial; e avance! Felizes são os empresários e administradores que tem essa postura; que tem a habilidade de selecionar com precisão suas prioridades empresariais. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO