Coluna: Humberto Lago

Quais são os valores fundamentais de sua empresa? Que relação existe entre eles e sua performance empresarial? Tais valores estão descritos numa folha e expostos na recepção ou estão presentes e ativos no trabalho diário de cada funcionário?

Gosto e muito de acompanhar a vida empresarial, a visão dos dirigentes, balanços, resultados, inovações e desempenho das maiores empresas privadas do país. Gosto de aprender sistematicamente com os bem-sucedidos e sábios, com os líderes e éticos! Considero instrutivo e prazeroso, oportuno e estimulante identificar os desafios da atividade econômica e como os gestores tem atuado. É enriquecedor analisar suas iniciativas, estratégias e performance.

No meu entender os melhores administradores são aqueles cujas empresas resolveram optar pela definição e implantação de um conjunto de valores empresariais (ou cultura interna) focando: A  gestão operacional, indicadores de desempenho, filosofia de trabalho, aspectos éticos e participação no mercado.

Inúmeras firmas nacionais entendem que esse tema não é relevante e, por esse motivo, o deixam de lado. Elas entendem que isso é teoria e não contribui para a obtenção de resultados.

Uma de nossas empresas líderes tem, entre seus valores, os seguintes: 1.-Ter uma Cultura (conjunto de valores que nortearão a gestão, planejamento e ações); 2.-Ter dois ou três funcionários em treinamento permanente, para cada função de chefia; 3.-Ter um zelo considerável pelo capital investido e 4.-Ter uma visão de longo prazo na condução dos negócios (e investimentos) e processo decisório.

Certa ocasião eles decidiram contratar um executivo de fora para a filial na China. Mas não funcionou. Ele possuía valores distintos dos adotados pela organização. Valores não se ensinam; apenas se vivem, porque são pessoais, específicos e profundos.

Formar líderes dentro de casa, com o objetivo de ampliar a relevância da firma, é fundamental. Discussões contínuas sobre o senso de pertencimento, sobre a construção de valores, sobre ensinar o outro com naturalidade, contribuem para consolidar os alicerces empresariais.

As vezes um gerente pode ter dúvida a respeito da missão de seu cargo. Isso requer reflexão e esclarecimento. Não se avança na carreira com esse tipo de dúvida. É preciso crescer em mercados maduros para investir em mercados novos. Novos mercados geram crescimento de dois dígitos.  Qual tem sido a sua experiência nesse sentido?

Felizes os administradores que tem zelo pelo capital investido porque é essencial na solidez financeira; feliz o gestor que semeia hoje para ser colhido amanhã, porque a administração é um processo integrado e contínuo.

As referências acima envolvem a brasileira Weg, 38.000 funcionários, 52 fábricas em 15 países, 50% de sua receita vem do exterior. Ela possui ações na bolsa e estes comentários são públicos. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

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