Um raio atingiu uma fazenda em Nossa Senhora da Glória (SE), na região do Alto Sertão, matando seis vacas avaliadas em cerca de R$ 50 mil. O incidente aconteceu nesta terça-feira (20).
Ao G1, o proprietário disse que as vacas se encontravam em uma pasto quando foram atingidas pelo raio. Além do prejuízo em dinheiro, o produtor também contou que os animais chegavam a produzir 80 litros de leite por dia.
Outro incidente semelhante ocorreu no domingo (18) nos municípios de Graccho Cardoso e Gararu, ambos localizados em Sergipe. Durante temporal, 12 garrotes também morreram atingidos por um raio.
Alerta meteorológico em Sergipe
Ontem (20), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) prorrogou o alerta meteorológico, que entrou em vigor no dia 15 de fevereiro, até às 10h desta quinta-feira (22).
A secretaria prevê chuva intensa e moderada em todo Sergipe, além de ventos fortes, trovoadas com descargas elétricas e granizo.
Segundo a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, o cenário de chuvas se deve à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a tempestade tropical Akará, que “estão favorecendo o transporte de nuvens convectivas (corredor de umidade) para o estado de Sergipe”.
https://