Com grandes oportunidades, o atendimento ao público é um setor concorrido. Por isso, saiba como criar o currículo perfeito para esse ramo.
Ao se candidatar para uma vaga para o atendimento ao público é essencial que o profissional saiba como demonstrar suas habilidades.
Como essa área possui muitas oportunidades, a concorrência entre profissionais é bastante grande. Comunicação, experiência relevante e capacidade no tratamento de pessoas são características essenciais para quem quer trabalhar nesse mercado.
O atendimento ao público, ou ao cliente, abrange toda comunicação de venda e pós-vendas. Ou seja, envolvem cargos como analista de atendimento, representante comercial, consultor de atendimento ao cliente, entre outros.
Esses profissionais são importantes nos mais variados mercados, como indústrias, varejo, escolas, salão de beleza, restaurantes e bares, hotéis e muito mais.
Se você está buscando recolocação nesse mercado, saiba como criar um currículo perfeito para o atendimento ao público.
Componentes do currículo perfeito para atendimento ao público
Apesar de haver particularidades, a estrutura do currículo não é tão diferente da de outros profissionais. Mas, como mencionamos, essa área é altamente concorrida.
Por isso, o documento precisa ser atrativo, demonstrando a capacidade de resolver problemas, apresentando experiências profissionais, certificações, nível de idioma, escolaridade e atividades extracurriculares, por exemplo.
Para otimizar a candidatura, o profissional pode usar um exemplo de currículo para atendente. Obviamente esse modelo precisa ser editável para que você possa inserir suas informações.
Assim, um currículo para o atendimento ao público deve conter:
- Dados pessoais;
- Resumo profissional (opcional);
- Experiência profissional;
- Educação e formação acadêmica;
- Habilidades e conhecimento;
- Informações extras (opcional)
- Referências (opcional).
É importante que cada um desses itens seja capaz de demonstrar as qualificações que o candidato tem para preencher a vaga de atendimento ao público.
Para isso, separamos algumas dicas que são muito úteis na hora de construir o currículo perfeito para esse ramo de atuação.
Dicas para construir um currículo atrativo
Quando se trata de criar um currículo é preciso ter em mente as exigências da vaga. Ou seja, esse documento precisa mostrar que você é o candidato ideal para essa empresa.
Uma parte do atendimento ao público está relacionada ao uso de recursos tecnológicos. Por isso, demonstrar habilidade nesse tipo de ferramenta evidencia que o candidato está preparado para o futuro do trabalho.
Termos que devem ser incluídos
Como estamos falando sobre atendimento, inclua palavras que são direcionadas à essa profissão. Assim, é fundamental que o currículo contenha termos e habilidades como compreensão, atenção, orientação, paciência e resiliência.
Em relação aos verbos de ação, inclua atender, ouvir, respeitar, orientar, coordenar, sugerir, entre outros.
Inclusive, essas palavras relacionadas ao cargo e a função que serão exercidas, faz com que a Inteligência Artificial consiga encontrar seu currículo mais rapidamente.
Muitas empresas fazem a triagem automatizada com o uso da tecnologia. Então, configuram alguns termos que a ferramenta deve buscar para classificar os candidatos.
Estrutura do currículo para atendimento ao público
Por mais que essa área de trabalho dependa da apresentação visual dos profissionais, uma dica de ouro é incluir fotos apenas se essa exigência estiver na descrição da vaga.
Da mesma maneira que algumas empresas querem conhecer a fisionomia dos candidatos, alguns preferem escolher sem essa interferência.
Por isso, ao elaborar seu documento, confira essas especificações.
Analisar o que a vaga pede também é fundamental para saber quais habilidades, conhecimentos e até experiências incluir. Afinal, todo currículo precisa ser adaptado para ser atrativo para cada oportunidade.
Sugerimos que o modelo de currículo seja o combinado, para que haja foco nas habilidades, formação acadêmica e experiências profissionais.
Outra questão é manter o documento mais clássico e tradicional. Evite incluir fontes ou cores que dificultam a leitura.
Mas, também há componentes que podem tornar o documento mais fácil de ser lido, como marcadores, por exemplo.
Mesmo que você queira demonstrar o profissional valioso que é, o currículo não deve ser muito extenso.
Sobre os trabalhos anteriores e na seção de educação, inclua os itens que são mais importantes para a vaga. Em relação às experiências, se limite a listar os três principais ou três últimos trabalhos.
Antes de salvar o arquivo e preparar o envio, revise cuidadosamente o documento para evitar que haja erros ou que as informações estejam incorretas.
Saiba como enviar o documento
Apenas quando o seu currículo chega ao recrutador é que o processo de candidatura para uma vaga de atendimento ao público é efetivado.
Para isso, muitos candidatos usam a estratégia de enviar o currículo pelo WhatsApp. Embora prático, não é muito eficiente.
Novamente, é hora de analisar a descrição da vaga, veja se a empresa opta que o envio do documento seja por e-mail ou no site da companhia.
Empresas dos mais variados ramos preferem que os profissionais façam sua candidatura diretamente na seção “Trabalhe conosco” no site.
No entanto, um grande número ainda prefere receber o documento por e-mail. Para isso, veja como você deve enviar o documento, em relação ao assunto e o formato do arquivo.
Se não houver essas informações, é sempre recomendável que o currículo esteja em formato PDF, nomeado com seu nome e sobrenome.
Em relação ao assunto do e-mail, inclua seu nome e a vaga pretendida. Para o corpo da mensagem, faça uma breve saudação, se apresente e descreva como irá contribuir com a companhia. Esse texto precisa ser claro, objetivo e curto.
Feito isso, você demonstra porque é o profissional ideal para o atendimento ao público e aumenta suas chances de marcar uma entrevista.