A CNA recebeu, na segunda (15), o senador Jaime Bagatolli (PL/RO) para discutir as resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) n.º 5.122 e 5.123/2024, sobre renegociação de crédito rural, publicadas pelo Banco Central no final de março.
A reunião discutiu formas de como ampliar as medidas previstas nas resoluções para um maior número de produtores rurais.
Participaram da reunião a chefe de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, a chefe adjunta de Relações Institucionais, Anna Carolina Rebelo Santana, e o assessor de Política Agrícola, Guilherme Rios.
A resolução nº 5.122 altera a norma que trata de renegociação de dívidas de crédito rural contratadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento.
Já a nº 5.123 autoriza a renegociação de parcelas de operações de crédito rural de investimento, com vencimento em 2024, contratadas por agricultores familiares, médios e demais produtores rurais cuja renda da atividade tenha sido prejudicada por adversidades climáticas ou dificuldades de comercialização.
“As medidas atendem apenas um público e as operações são restritas, não atendendo todas as necessidades dos produtores prejudicados”, explicou Guilherme Rios.
O senador pediu informações sobre as resoluções porque pretende solicitar ampliação da medida para todos os produtores que foram prejudicados pelos problemas climáticos e quedas de preço em 2023 e 2024, não só para investimento, mas também para custeio.