Desde o início de seu mandato, o deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) tem atuado ao lado das famílias atípicas, em defesa da capacitação profissional para atender pessoas com deficiência.
Em um esforço para fortalecer a parceria entre o governo e mães atípicas, Cirone tem incentivado a organização das famílias atípicas em associações, visando facilitar o apoio do poder público em eventos de capacitação e outras atividades necessárias para a inclusão de pessoas com deficiência.
É nesse contexto que acontece, nos dias 22 e 23 de abril, em Porto Velho, o 1º Simpósio Estadual em Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento está sendo considerado um marco importante para os profissionais de saúde de Rondônia. Idealizado por Heline Braga, representante do movimento Marias Comissão de Famílias Atípicas, com a destinação de emenda parlamentar pelo deputado Cirone e a parceria do Secretário de Estado da Saúde, coronel Jefferson Rocha, a iniciativa busca capacitar profissionais da área da saúde.
Ao receber a solicitação para a liberação da emenda parlamentar, Cirone reiterou seu compromisso em trabalhar para ampliar ações de capacitação profissional na área da saúde, educação e afins, de forma a atender todos os municípios. “É chegado o momento de promovermos a divulgação de práticas inclusivas e transformadoras”, afirmou.
O simpósio abordará temas fundamentais como a preservação do ambiente em prol da pessoa, intervenções medicamentosas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), seletividade alimentar, comunicação eficaz, direitos da pessoa autista, entre outros assuntos essenciais a inclusão.
Heline Braga destacou o apoio decisivo do deputado Cirone por meio de emenda parlamentar, e o respaldo do Secretário de Saúde Jefferson Rocha, que reconheceram a relevância desse evento para a comunidade de famílias atípicas. “O empenho e a dedicação do deputado Cirone na causa das famílias atípicas revelam um compromisso genuíno e transformador, fundamentado em uma escuta ativa e empatia verdadeira”, reconheceu.
Para o deputado Cirone o 1º simpósio sobre autismo será um marco significativo no caminho da inclusão, da capacitação e do reconhecimento da importância de um olhar humano e especializado para as necessidades das pessoas com autismo. “Este evento representa um passo importante rumo a uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos”, afirmou.
Temas abordados
Durante o 1º Simpósio sobre Autismo em Rondônia serão abordados assuntos essenciais para a capacitação dos profissionais de saúde.
Iniciando com a palestra “Mudar o ambiente, não a pessoa”, com a psicóloga e supervisora Aba Tércia Marilia Martins Brasil, que irá compartilhar experiências sobre a importância de ajustar o ambiente para atender às necessidades do indivíduo autista.
Em seguida, a Dra. Aline Canavez, psiquiatra infantil, conduzirá uma palestra sobre “Intervenção Medicamentosa no TEA”, explorando abordagens farmacológicas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No período da tarde, a atenção se volta para a questão da “Seletividade Alimentar no TEA”, apresentada pela nutricionista Dra. Isabela Oliveira, enquanto a Dra. Viviane Castro de Araújo, fonoaudióloga, trará reflexões sobre “Na Rota da Comunicação: Linguagem, Fala, Apraxia Comunicação Aumentativa Alternativa”, abordando a importância da comunicação eficaz e adaptativa para pessoas autistas.
Outro ponto a ser discutido será o “Transtorno do Espectro do Autismo: Etiologia, Níveis e Intervenções Baseadas em Evidências Científicas”, trazido pelo especialista na área, Dr. Lucelmo Lacerda Brito, enriquecendo o conhecimento sobre a origem do TEA e práticas eficazes de intervenção.
Por fim, o justo e necessário “Direito da Pessoa Autista” será o foco da palestra ministrada por Flávio Henrique de Melo, Juiz de Direito do TJ-RO, proporcionando uma visão jurídica abrangente e a importância da garantia dos direitos para a comunidade autista.
Para Heline Braga, os temas a serem abordados por especialistas prometem enriquecer o conhecimento dos profissionais de saúde, ampliando a capacidade de oferecer um atendimento mais humano, eficaz e inclusivo às pessoas com autismo em Rondônia “, avalia.
O evento está sendo transmitido on line pelo link: https://youtube.com/@sesau.rondonia.