O governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realizará nesta terça-feira, 28 de maio de 2024, às 17 horas, no Quartel do Comando-Geral, localizado na Avenida Tiradentes, 3360, em Porto Velho, a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, denominado Batalhão Sargento PM Márcio Rodrigues da Silva, com a participação de policiais militares de diversas Unidades da capital e do interior, todos treinados e prontos para atuar nesse tipo de evento. O anúncio foi feito pelo comandante-geral da Instituição, Coronel PM Regis Braguin. O uniforme e as viaturas serão apresentados durante o evento.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou ao comandante da PM uma política de tolerância zero contra o crime organizado, o que também motivou a criação do Batalhão. Este Batalhão será especializado no combate ao tráfico de drogas, extorsão, crime organizado e outras atividades criminosas que afetam a segurança pública. “O objetivo é fortalecer a presença policial em áreas críticas e desarticular quadrilhas que atuam na região.” Essa iniciativa faz parte de um plano mais amplo de segurança, que inclui investimentos em tecnologia, treinamento e inteligência policial. A medida é uma resposta às crescentes demandas da população por maior segurança e justiça.
A criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR representa um marco na luta contra as organizações criminosas que atuam de forma estruturada e coordenada. A implementação dessa unidade especializada visa combater de maneira mais eficaz os diferentes tipos de crimes organizados que ameaçam a segurança pública, promovendo a integração de ações e o uso de estratégias específicas para enfrentar essa complexa realidade.
Na justificativa para criação do Batalhão, o comandante-geral da PM, Coronel Regis Braguin, explicou que nos últimos anos tem sido observado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado, principalmente das facções criminosas, resultando em um aumento exponencial nos índices criminais do Estado, que têm levado a homicídios, roubos e furtos, situações que afetam diretamente o cidadão e demandam da Polícia Militar a necessidade de adequar as novas formas de policiamento ostensivo para atender a essa demanda.
O crime organizado é uma realidade presente em diversos países, caracterizado pela atuação de grupos que buscam obter lucro por meio de atividades ilícitas como tráfico de drogas, armas, pessoas, corrupção e lavagem de dinheiro. Essas organizações possuem estruturas bem definidas, utilizam a violência como meio de alcançar seus objetivos e representam uma ameaça significativa para a sociedade. A contextualização desse cenário é importante para compreender a importância da criação de um batalhão especializado no enfrentamento do crime organizado e na proteção da ordem pública.
HOMENAGEM
O Sargento PM Rodrigues ingressou na Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em 01/12/2006 e desde o início de sua carreira militar serviu no Batalhão Belmont, onde, devido à sua perspicácia, comprometimento e integridade, passou a integrar o Pelotão de Força Tática. Em 03/10/2020, durante o atendimento a uma ocorrência em uma área rural na região de Mutum Paraná, foi alvejado e, infelizmente, veio a óbito.
O nome do BPTAR, na data de hoje, é uma homenagem ao policial abnegado e leal, que honrou o juramento feito ao ingressar na Briosa Polícia Militar de Rondônia até o último suspiro, deixando um legado que será honrado e ecoará pela eternidade.