Flor do Maracujá / Foto: Assessoria

Na próxima sexta-feira, 31, o governo de Rondônia realiza o lançamento oficial da 40ª edição do “Arraial Flor do Maracujá”.

A cerimônia de lançamento terá início às 19h, no Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira, e contará com a participação e apresentação de grupos folclóricos.

A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá está programada para acontecer de 21 a 30 de junho, no Parque dos Tanques. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância cultural do evento: “O Arraial Flor do Maracujá é uma celebração que remonta a tradições ancestrais e se tornou um símbolo da identidade cultural da região. Reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Rondônia, este evento é uma manifestação significativa de nossa herança cultural”.

O secretário da SEJUCEL, Junior Lopes, enfatizou a trajetória histórica do Arraial, afirmando que “desde sua primeira edição em 1983, o Flor do Maracujá mantém viva a tradição das festas folclóricas juninas, com apresentações de grupos de quadrilhas e bois-bumbás da região. É uma honra poder promover e preservar essa rica manifestação cultural, que é o Arraial Flor do Maracujá”.

A origem do nome “Flor do Maracujá” remonta à década de 50, homenageando a primeira quadrilha registrada em Porto Velho, a Quadrilha Flor do Maracujá. Segundo relatos históricos, as damas da quadrilha adornavam seus cabelos com flores-de-maracujá, abundantes na região durante a época junina. Essa tradição inspirou o nome e a essência do evento, que perduram ao longo de décadas, enraizando-se cada vez mais na cultura local.

O lançamento desta edição promete ser uma etapa vibrante para o evento principal, celebrando a rica tradição cultural que o Arraial Flor do Maracujá representa para Rondônia e seus habitantes.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO