Artigo: Humberto Lago

Sua empresa é competitiva? O que ela tem feito para tornar-se competitiva? Este assunto nunca foi tratado em nossa organização!

Apesar de sua enorme importância, a competitividade empresarial é, infelizmente, pouco conhecida e explorada. Nossas escolas técnicas abordam essa questão com superficialidade. Alcançar a produtividade é tarefa árdua e contínua; requer controles internos eficientes e atualizados; necessita fazer o acompanhamento sistemático dos indicadores de desempenho. Se você não tiver em mãos relatórios confiáveis, cobrindo a área operacional e administrativa, nunca poderá implementá-la em sua firma.

Conceituando a competitividade das empresas: É a capacidade de obtenção de melhores resultados financeiros do que seus concorrentes, de forma consistente, satisfazendo as necessidades dos clientes, aos quais serve, no seu mercado específico.

As organizações que não conseguem acompanhar a performance sistemática de seus rivais, tendem a ter vida curta, provocada por resultados econômico-financeiros insuficientes. A informação é de fundamental importância na gestão empresarial. Ela é tão relevante quanto o oxigênio à existência humana.

As compras de materiais (nas indústrias) e de mercadorias (empresas comerciais) devem ser eficientes, ou seja: a um custo adequado; com qualidade satisfatória; em quantidades compatíveis (de modo a manter um giro equilibrado dos estoques); e em prazos de pagamento compatível com suas finanças e capital de giro.

As despesas devem ser gerenciadas com austeridade, tanto nos custos fixos quanto variáveis. É indispensável a existência de um planejamento financeiro; critério na sua aprovação; mantendo-as consistentes com a evolução das receitas. Em paralelo, devem existir relatório dos gastos por departamento; sistema de rateio das despesas indiretas pelas áreas de produção.

Definir a margem bruta e líquida, objetivando a obtenção de um resultado mensal ideal, é uma tarefa complexa e difícil, em vista da sazonalidade das vendas e da atuação dos concorrentes. Essas dificuldades não devem nos impedir de buscá-la nos tempos favoráveis e de crise.

Outro desafio expressivo é compartilhar as metas mensais com os colaboradores; incentivando-os e motivando-as a alcançar os resultados projetados. Há pessoas que não são maduras para terem acesso a certos números íntimos da organização.

Minha experiência me ensinou que, envolver as empresas na busca da competitividade empresarial, de forma contínua, é tarefa de todo administrador. A competitividade, quando buscada com profissionalismo, nos permite detectar deficiências operacionais, limitações pessoais, nível das perdas setoriais, ociosidade operacional, custos exorbitantes, alocações de recursos sem o devido retorno. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO