Advogado Carlos França / Foto: Extra de Rondônia

O representante do Avante na pré-campanha eleitoral ao Executivo em Vilhena, o advogado Carlos França, é o sexto entrevistado e fecha a série de reportagens do Extra de Rondônia com os pré-candidatos a prefeito de Vilhena.

Em visita à redação do site na manhã desta segunda-feira, 3, França disse que o Vilhena vem sofrendo há dez anos com mudanças e pretende fazer uma gestão pública diferenciada e coerente. Confira a entrevista completa:

EXTRA DE RONDÔNIA: Por que você quer ser prefeito de Vilhena?

CARLOS FRANÇA: Eu vim pra Vilhena no início de 1989 e logo em seguida, profissionalmente na área do Direito, adentrei para a Procuradoria do município de Vilhena e fiquei até 2008. Tenho um trabalho realizado dentro do município de Vilhena. Na verdade, nunca tive compromisso político. Cumpri primeiro meu compromisso profissional e de família, formação de filhos. Agora estou aposentado e resolvi participar desse pleito com a finalidade de gestão pública, por ter conhecimento na área. O município de Vilhena vem sofrendo há praticamente dez anos com mudanças. Alterações repentinas de gestores públicos, ora por cassação, ora por afastamento por crimes que ocorreram, que é público e notório. Então, coloco meu tempo livre agora por quatro anos para fazer uma gestão pública diferenciada, coerente e determinada a realizar grandes obras no município.

 

EXTRA: Qual é a sua avaliação do momento político/administrativo do Município?

CARLOS: Estamos atravessando grandes dificuldades políticas e administrativas na gestão pública. Nos últimos 8 para 9 anos, era para termos apenas um prefeito em cada gestão, mas tivemos 4 prefeitos e 3 presidentes de câmara nesse período. Não houve organização política administrativa, nem projetos de políticas públicas voltadas à realização do trabalho. Precisamos mudar isso, fazer uma reestruturação, reorganização e modernização da política e da gestão pública, incluindo várias obras atrasadas que precisam ser realinhadas dentro de uma gestão pública mais eficiente e participativa, que trabalhe em prol da sociedade e da população de Vilhena. Tenho projetos prontos para uma mudança significativa na gestão pública, por total conhecimento e experiência na área.

 

EXTRA: Quais são suas metas para a Saúde?

CARLOS: Vilhena tem a segunda maior arrecadação do estado de Rondônia, com uma arrecadação anual de 580 milhões. Quando saí da prefeitura em 2008, o orçamento do município foi de 78 milhões e a saúde era mais eficiente. Devemos investir de forma mais ampla e correta na saúde, que tem deixado de atender o foco principal, que é a salvaguarda de vidas dos mais carentes e necessitados. Vamos buscar uma saúde realizada de forma ampla, sistemática e pontual, com planejamento e reorganização, melhorando substancialmente a saúde de Vilhena. A administração pública deve criar leis, impostos, fiscalizar e regulamentar por meio dos órgãos públicos e instituições, trabalhando em pautas de interesses coletivos que impactem a sociedade, como saúde, educação, gestão pública e segurança pública.

 

EXTRA: Quais são seus planos para a Educação?

CARLOS: A educação é primordial para a sociedade, especialmente para nossas crianças e jovens. Precisamos seguir os princípios primordiais da educação: igualdade de condição para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, prosperar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Pluralismo de ideias e de concepções, tudo isso com a prática democrática. A educação deve ser tratada de forma ampla, com relevância, atenção, motivação, prática e transparência, para garantir uma formação educacional primária de excelência e futura formação profissional.

Carlos França disse que Vilhena atravessa dificuldades políticas e administrativas na gestão pública / Foto: Extra de Rondônia

EXTRA: Quais as metas para o setor de infraestrutura e obras?

CARLOS: Vilhena tem um potencial gigante de desenvolvimento em vários segmentos econômicos, mas o setor privado está amordaçado pela ineficiência do poder público local. Precisamos criar parâmetros tecnológicos e planejados, voltados para o desenvolvimento sustentável, com a realização de obras de infraestrutura, saneamento básico, melhorias nos bairros, esporte e lazer. Devemos revitalizar e urbanizar a cidade, integrando tudo isso. O setor de infraestrutura e obras precisa de um trabalho gigantesco para acompanhar o crescimento do setor privado.

 

EXTRA: O que pretende fazer para estimular a geração de empregos através dos setores de fomento à indústria e comércio, além do turismo?

CARLOS: Vilhena tem um grande potencial empresarial, comercial e empreendedor, além de uma grande diversidade na região, que pode ser explorada para fomentar o turismo. A administração pública deve realizar estudos, planejamentos e promoção de políticas públicas voltadas para amparar, estruturar e incentivar novos grupos empresariais a se instalarem na região, gerando um crescimento gigantesco para a cidade. Precisamos dar mecanismos e sustentação ao crescimento do setor privado de forma ordenada e planejada.

 

EXTRA: O que tem projetado para o setor de Assistência Social?

CARLOS: A assistência social deveria ser o terceiro maior orçamento do município, mas não tem sido valorizada. A Secretaria Municipal de Assistência Social deve atender as pessoas carentes, trabalhando em harmonia com outras secretarias, realizando projetos de oportunidades para as famílias necessitadas. Devemos promover a autonomia e melhoria da qualidade de vida das pessoas, inclusive das pessoas com deficiência, com programas que garantam acesso aos direitos básicos, mercado de trabalho e qualificação profissional. A assistência social deve fortalecer as pessoas com vínculo familiar e promover autonomia através de recursos próprios.

 

EXTRA: Qual é a sua mensagem ao funcionalismo municipal?

CARLOS: Como fui funcionário público municipal por mais de 20 anos, conheço bem as demandas, necessidades e dificuldades dos servidores públicos. Minha mensagem é de total respeito, valorização e compromisso de trabalho com austeridade, confiabilidade e comprometimento. Todos serão valorizados. Minha meta é apresentar planos de trabalho e gestão pública por total conhecimento na área, sem qualquer pretensão política, com foco na superação de adversidades e garantia de direitos aos servidores que fizerem jus.

 

EXTRA: Como está a articulação de apoios políticos e alianças partidárias em torno de seu projeto de candidatura?

CARLOS: O Avante tem me dado total apoio. Estou dialogando com várias siglas partidárias para possíveis alianças ou coligações para as eleições de Vilhena. Buscamos partidos com as mesmas ideias e compromissos com a sociedade, para manter um compromisso real de trabalho por quatro anos, evitando a instabilidade política que temos visto nos últimos nove anos.

 

EXTRA: Deixe a sua mensagem final para a população de Vilhena.

CARLOS: Meu recado à população de Vilhena é de otimismo e gratidão. Trabalhei por mais de 20 anos na gestão pública como procurador do município e conheço bem o caminho tanto dentro da prefeitura quanto na Câmara Municipal. Tenho gratidão a Vilhena e ao seu povo desbravador e empreendedor. Quero prestar um serviço ao município sem qualquer pretensão política, apenas melhorias na gestão pública, cumprindo um compromisso de trabalho de quatro anos, desenvolvendo um grandioso trabalho em prol de todo o povo e sociedade vilhenense. Muito obrigado e espero retribuir com um trabalho sério e comprometido.

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO