Conhecido como “Capelão”, Wanderlei Danilucci é prestador de serviços na área de transporte de cargas e está com seu nome lançado como pré-candidato a prefeito de Chupinguaia pelo Partido Liberal (PL).
O Extra de Rondônia conversou com ele para entender melhor suas motivações e planos para o município em caso que seu nome seja aprovado em convenção e dispute o pleito eleitoral na “Capital do Boi Gordo”.
EXTRA DE RONDÔNIA: Por que você quer ser prefeito de Chupinguaia?
WANDERLEI DANILUCCI, “CAPELÃO”: Eu estou muito feliz com esse desafio, a ser pré-candidato a prefeito por um município que tem um potencial muito grande e de pessoas humildes, como eu. Eu sempre trabalhei com pessoas, com muita honestidade, seriedade e respeito com a minha equipe. Sempre valorizei a equipe, e sempre deu certo. Por isso, sei que posso contribuir muito com o nosso município, que é apoiado por muitas empresas e um povo trabalhador que pode fazer a diferença.
EXTRA: Qual é a sua avaliação do momento político/administrativo do município?
CAPELÃO: Chupinguaia vive um ritmo acelerado de desenvolvimento, com muitos empreendimentos e obras de alto padrão, mostrando a confiança da população em nossa cidade. Temos avanços como o Fórum Digital, que facilita a vida da nossa população, entre outros. Podemos ir ainda mais longe, dando continuidade ao grande trabalho desenvolvido pela prefeita Sheila, contando com o apoio de nossos parlamentares na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, principalmente, da nossa população.
EXTRA: Quais são suas metas para a Saúde?
CAPELÃO: A saúde hoje no município está avançando, muito melhor em relação ao passado, mas precisamos melhorar ainda mais. Temos médicos 24 horas e atendimento de pacientes de outros municípios, que vêm pela qualidade. Temos UBSs nos distritos, assentamento, reserva, aldeias, com médicos de segunda a quinta e enfermeiros todos os dias. Quero ampliar o atendimento especializado com pediatras, geriatras e ginecologistas. Pode ser que não consigamos todos os dias, mas se for um dia por semana já é um grande avanço. Temos que manter o que é bom, como o transporte de pacientes para Porto Velho e a casa de apoio lá, e melhorar sempre que possível.
EXTRA: Quais são seus planos para a Educação?
CAPELÃO: A educação no município está bem colocada, o Tribunal de Contas de Rondônia elogiou após a prova da SAERO. Temos o Sistema Positivo nos distritos, mas há muito a ser feito. Precisamos investir em profissionais, valorização dos servidores e capacitação. Necessitamos urgentemente de uma creche, então temos que buscar emendas e o melhor caminho para essas construções.
EXTRA: Quais as metas para o setor de infraestrutura e obras?
CAPELÃO: Em 2025, teremos o marco temporal de saneamento e precisamos investir nisso, além de buscar construções de casas populares com a Caixa Econômica. Há cerca de 200 funcionários do frigorífico que moram em outras cidades por falta de habitação aqui. Precisamos manter esses trabalhadores aqui, o que fomentará o comércio local e aumentará a demanda por educação e saúde. Também precisamos investir na urbanização da cidade, calçadas, meios-fios, asfaltos, com apoio federal, estadual e dos senadores, para atingir uma meta de poeira zero em Chupinguaia.
EXTRA: O que pretende fazer para estimular a geração de empregos através dos setores de fomento à indústria e comércio, além do turismo?
CAPELÃO: Temos um frigorífico, o Marfrig, um grande gerador de empregos. Melhorando a infraestrutura da cidade, conseguiremos atrair funcionários de outros municípios e fomentar o comércio local. Isso despertará o interesse de outras empresas e indústrias em investir no nosso município, especialmente no setor produtivo.
EXTRA: O que tem projetado para o setor de Assistência Social?
CAPELÃO: Vamos realizar parcerias para cursos profissionalizantes, manter nossos jovens no município e desenvolver programas para crianças, adolescentes, jovens, gestantes e idosos. Vamos criar espaços para atividades e lazer, realizar parcerias com outras secretarias como educação, saúde e esporte, e atender pessoas especiais como autistas, cadeirantes, surdos e mudos. Sempre seremos parceiros da APAE, assim como estaremos fomentando o sistema do governo federal para termos recursos aos nossos projetos.
EXTRA: Qual é a sua mensagem ao funcionalismo municipal?
CAPELÃO: Devemos atender os servidores públicos municipais com seriedade, investindo em capacitação, valorização e melhorando as condições de trabalho para que todos trabalhem satisfeitos com a gestão.
EXTRA: Como está a articulação de apoios políticos e alianças partidárias em torno de seu projeto de tentar ser candidato?
CAPELÃO: Temos apoio de diversos partidos como o PL, Republicano, Agir e outros. Também temos o apoio do senador Marcos Rogério, deputado estadual Jean Mendonça, ex-deputado Kaká Mendonça e lideranças do município, como a prefeita e vereadores aliados, além de pessoas de destaque de nossa comunidade, nos mais diversos setores da sociedade e em todas as localidades. Nossa campanha está sendo feita sem interesses particulares e pautada na ética e no interesse da comunidade, algo que sinto muito orgulho.
EXTRA: Deixe a sua mensagem final para a população de Chupinguaia.
CAPELÃO: Para aqueles que não me conhecem, cheguei aqui em 2003, resido na rua Ayrton Senna, sou um pequeno produtor e transportador de bovinos. Conheço bem o município e o povo trabalhador. Estou muito honrado com o apoio que recebi ao colocar meu nome à disposição para ser pré-candidato a prefeito. Conto com o apoio do senador Marcos Rogério e da nossa prefeita. Minha intenção é continuar o bom trabalho, melhorar o que for necessário e enfrentar os desafios pela frente.