A deputada federal Cristiane Lopes visitou a última semana a cidade de Vilhena, momento em que foi entrevistada pela reportagem do Extra de Rondônia.
Ao site, ele fez um balanço de sua atuação na Câmara Federal, comentou sobre seu relacionamento político com o governador Marcos Rocha e hipotecou apoio à pré-candidatura a prefeita de Mariana Carvalho em Porto Velho.
EXTRA DE RONDÔNIA: Deputada, qual é sua avaliação de 1 ano e meio de mandato na Câmara Federal?
CRISTIANE LOPES: Um ano e meio de mandato, com muito trabalho e muitos resultados. Quando cheguei à Câmara, abracei bandeiras fortes e necessárias, como os voos em Rondônia. Recentemente promovemos uma audiência pública sobre a situação dos voos no nosso estado. Apresentei o projeto de lei nº 539, que autoriza empresas aéreas estrangeiras a realizarem voos domésticos na Amazônia Legal. Essa pauta tomou força e, hoje, estou junto com o Sebrae, Fecomércio, Abave e outras instituições da sociedade civil organizada para fazer esse projeto de lei caminhar na Câmara Federal.
Tivemos um projeto semelhante aprovado no Senado, relatado pelo senador Jaime (Bagattoli), que agora seguirá para a Câmara. Também sou presidente da Frente Parlamentar pela 319, lutando pela repavimentação dessa rodovia. Recentemente, foi autorizada a repavimentação do trecho mais complicado. Vamos promover uma audiência para tratar do relatório feito sobre a 319, que, se Deus quiser, se tornará uma rodovia-parque no nosso país.
No agronegócio, destinei mais de R$ 11 milhões para a compra de maquinários e implementos, visando melhorar a qualidade do produto e das estradas vicinais. Na regularização fundiária, entreguei quase 300 títulos de regularização ao lado do INCRA e outros colegas de bancada, destinando 4 milhões para essa causa, essencial para pequenos e médios produtores.
Na saúde, destinamos recursos significativos, como um milhão para um espaço de convivência no Osvaldo Cruz, onde pacientes e servidores poderão ter um local adequado para esperar. Também destinei recursos para a construção da Arena Aluísio Ferreira, que fomentará o turismo e a economia do estado.
EXTRA: Devido a sua expressiva votação na capital, seu nome era ventilado para participar das eleições de outubro na disputa pela prefeitura de Porto Velho. Essa questão estava em seus planos?
CRISTIANE: Acredito que há tempo para tudo. No momento, estou focada em deixar um legado no meu mandato atual. Se me candidatasse a prefeita, muitos projetos parariam. Prefiro focar em finalizar o que comecei.
EXTRA: Em todo caso, a senhora já decidiu quem apoiar na eleição de outubro em Porto Velho?
CRISTIANE: Sim, minha pré-candidata é Mariana Carvalho, da União Brasil. Ela já destinou muitos recursos para Porto Velho e tem bons relacionamentos em Brasília. Acredito que ela é a pessoa certa para continuar o trabalho que começou.
EXTRA: Como é o relacionamento político com o governador de Rondônia, Marcos Rocha?
CRISTIANE: Temos um excelente relacionamento. O governador tem feito uma boa gestão, com muitos projetos importantes sendo realizados. Destinei recursos para várias áreas, como saúde e infraestrutura, que, com a parceria do governo estadual, trazem resultados reais para a população.
EXTRA: Qual é a mensagem que você deixa para a população de Rondônia?
CRISTIANE: Eu amo Rondônia e me sinto feliz em representar nossa população. Cada canto do estado me encanta e me motiva a trabalhar ainda mais. A população de Rondônia pode sempre contar comigo.