Nesta terça-feira, 25, a Secretaria Municipal de Trânsito de Vilhena (SEMTRAN) conduziu uma operação para fiscalizar a atuação de serviços de transporte por aplicativo na cidade.
A ação teve como objetivo combater práticas irregulares que comprometem a segurança e a legalidade dos serviços prestados à população.
Entre as irregularidades verificadas, destaca-se o transporte clandestino de passageiros. Muitos motoristas não possuem autorização do órgão de trânsito local e não estão cadastrados em nenhuma plataforma de aplicativo, caracterizando uma atividade ilegal.
Além disso, a operação identificou veículos realizando corridas fora do sistema de aplicativo, o que pode resultar em cobranças indevidas, superiores às tabeladas pelos aplicativos eletrônicos.
Outra prática combatida foi a utilização de veículos com identificação luminosa ou adesivos em locais não autorizados, bem como chamadas para corridas via WhatsApp, fora do aplicativo, consideradas ilegais. A operação também flagrou o transporte irregular de passageiros em condições de segurança inadequadas, e veículos sem a vistoria anual da SEMTRAN, essenciais para garantir a segurança dos usuários.
Veículos fazendo “pontos” em locais públicos, como portas de supermercados, shoppings e rodoviárias, também foram alvo da fiscalização. Segundo a SEMTRAN, as chamadas devem ser feitas exclusivamente por aplicativo, sendo os pontos autorizados destinados apenas à categoria dos taxistas.
O secretário de Trânsito de Vilhena, Rogério Dias, ressaltou a importância da operação para garantir um serviço de transporte seguro e regulamentado na cidade. “Estamos intensificando a fiscalização para coibir essas práticas ilegais e assegurar que os serviços de transporte por aplicativo sejam prestados dentro da legalidade, oferecendo mais segurança para os usuários”, afirmou.
De acordo Dias, a SEMTRAN continuará com as operações de fiscalização, visando regularizar os serviços de transporte por aplicativo em Vilhena e proteger os direitos dos consumidores.