Amanda Martins de Espíndula Areval/Foto: Divulgação

Amanda Martins de Espíndula Areval, secretária municipal de Educação no pós-pandemia em Vilhena, de 2021 a 2022, compartilhou recentemente sua inspiradora trajetória de mais de 20 anos dedicados ao ensino.

Em um relato emocionado, Amanda refletiu sobre os momentos cruciais que moldaram sua carreira e revelou planos inovadores para a Educação no município.

Nascida em Osório, no Rio Grande do Sul, Amanda mudou-se para Rondônia com sua família em 1983. Desde cedo, sua vida foi marcada pelo exemplo de perseverança e esperança de seus pais, que deixaram o sul do país para buscar novos horizontes. “Chegamos em Rondônia no dia 8 de agosto de 1983. Meu pai trouxe os quatro filhos mais velhos de caminhão, enquanto minha mãe veio de avião comigo e minha irmã mais nova”, recorda Amanda.

Esse espírito de coragem e determinação dos pais foi fundamental para sua formação como educadora. Inspirada pelas histórias de seu pai, José Cândido Espíndola, o “Candinho”, que foi professor no interior do Rio Grande do Sul, Amanda sempre desejou ser uma educadora. “Cresci com o desejo de ser educadora como a descrita por Rubem Alves: ‘fundadora de mundos e mediadora de esperanças’”, diz.

Com essa motivação, Amanda seguiu carreira no magistério e na pedagogia. Aos 19 anos, começou a dar aulas na Escola Tico e Teco, e, posteriormente, no Colégio Objetivo. Em 2004, foi aprovada em um concurso para professora da rede municipal de ensino de Vilhena, iniciando sua jornada na Escola Municipal de Ensino Infantil Mário Grasso, onde desenvolveu uma forte ligação com a comunidade escolar.

Ao longo dos anos, Amanda assumiu diversas funções na Secretaria Municipal de Educação (Semed), incluindo a gerência de educação ambiental e a tutoria de formação continuada dos professores. Em 2018, após concluir o mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), voltou à Semed como gerente de Ensino Fundamental e, em 2021, assumiu a coordenação do departamento pedagógico e, posteriormente, o maior posto da Educação vilhenense, a cadeira de titular da Secretaria Municipal de Educação.

Durante sua gestão, Amanda focou em políticas públicas educacionais que melhoraram a estrutura de trabalho e valorizaram os servidores, com ações responsáveis e humanizadas. “Esta experiência potencializou os sonhos e certezas de que é possível fazer política pública de forma coerente, planejada, eficiente e respeitosa. Sair do espaço da escola e poder planejar sabendo as demandas que nelas se apresentam foi de suma importância para a realização das ações organizadas em curto, médio e longo prazo”, explica Amanda.

Além de sua carreira profissional, Amanda destacou a importância de sua família. Casada com Raimison Areval desde 2000, eles têm quatro filhos que os inspiram a buscar um mundo melhor. “A família que constituí junto ao meu companheiro de vida é a base que me sustenta e me faz querer ser uma pessoa melhor todos os dias”, afirma.

Ao ser convidada para participar do espaço político de Vilhena, como pré-candidata a vereadora pelo partido Republicanos, Amanda vê uma oportunidade de ampliar seu impacto na Educação e no desenvolvimento do município, dando continuidade e ampliando projetos que ela mesma iniciou quando secretária. Com a experiência acumulada ao longo de mais de 20 anos, ela garante estar pronta para enfrentar novos desafios e continuar contribuindo para um ambiente escolar de mais qualidade e afeto verdadeiro.

Ao longo dos anos, Amanda assumiu diversas funções na Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO