Artigo: Humberto Lago

Como sabemos, holding é um tipo de sociedade, gestora de participações societárias em outras firmas, com o objetivo de administrar um grupo empresarial.

O fato de possuírem ações de outras empresas, lhes dá o controle sobre as mesmas. As empresas adquiridas são chamadas de subsidiárias. A holding faz isso, influenciando as decisões das subsidiárias, escolhendo as estratégias, conduzindo a gestão do negócio e a distribuição dos lucros.

Gostaria de convidar nossos administradores, empresários e investidores em geral a conhecer detalhes de uma dessas holdings, atuando no país, a qual tem chamado minha atenção profissional. Por esse motivo tomo a liberdade de compartilhar com o leitor/a certas informações, todas elas de conhecimento público, sobre a Equatorial Energia S.A.:

1.-Ela atua em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; saneamento básico; e telecomunicações. Ela possui ações listadas no Ibovespa e divulga regularmente seus balanços e demonstrações de resultados. Total de ativos é R$ 100,45 bilhões; Lucro de 7,78%; e Receitas de 40,7 bilhões.

2.-Seu site é altamente profissional, minucioso e elegante, tornando públicos detalhes de suas vantagens competitivas, de sua estratégia operacional, de suas principais participações acionárias.  Em suas publicações, a Equatorial sempre está convidando as pessoas a investirem nela!

3.-Na sua atividade ela abrange 31% do território nacional e atende 13% dos consumidores brasileiros. Na área de saneamento, começou a operar há dois anos, iniciando pelo norte do país.

4.-No processo recente de privatização da Sabesp, ela adquiriu 15% desta firma, pagando o montante de R$ 6,9 bilhões. Foi a única empresa que se dispôs a comprar a Sabesp.

5.-Cerca de 68% do capital desta holding é detido pelos controladores e acionistas minoritários. Os demais acionistas também são citados (fundos de investimentos nacionais e estrangeiros). Nos próximos meses, o governo do estado de S. Paulo colocará à venda, no mercado, um lote de ações. O objetivo é reduzir a participação do estado paulista no controle da Sabesp, passando dos atuais 50,3% do capital para apenas 18%.

Trago esta palavra para nos estimular a sermos competentes, corajosos e transparentes. Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, temor e intimidação. Ser transparente é fundamental! Infelizmente muitos empresários ainda mantém seus números em absoluto sigilo. Quantos de nós teríamos a ousadia de divulgar nossas “vantagens competitivas”, “nossas estratégias”, quem são nossos “sócios” e em que firmas estão alocados nossos “investimentos”?

As oportunidades são constantes e em todas as áreas. Administrar é um ato de fé. Comprar empresas estatais pode ser lucrativo. Quantos de nós estamos preparados para gerir nossas empresas com capacitação, integridade e transparência? Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO