Amantes de vinhos e espumantes fizeram uma verdadeira imersão pelo universo das bebidas, na noite de quarta-feira, 10 de julho, no Wine Tasting do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena.
Sob o comando da chef e sommelier Míriam Arazini, os participantes tiveram uma experiência sensorial inesquecível, explorando diversas possibilidades de harmonização. A oficina aconteceu no Espaço Gourmet 2, no CTC Sicoob Credisul.
A chef Míriam Arazini, com 25 anos de experiência, certificada ProChef pelo Culinary Institute of America, é professora universitária e consultora de gastronomia. A especialista proporcionou uma profunda e deliciosa análise sensorial dos vinhos, propondo combinações gastronômicas que elevaram a experiência da noite.
Durante a oficina, os participantes aprenderam a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier. O enólogo é o profissional que estuda sobre vinhos, o enófilo é o apreciador de vinhos, enquanto o sommelier é o profissional especializado que geralmente cuida da carta de vinhos de bares e restaurantes.
Todos foram conduzidos em uma viagem pela história da bebida, revisitando todo o processo de produção do vinho. A chef também respondeu a dúvidas sobre vinhos e seus tipos, abordando tópicos como o processo de produção, harmonização com alimentos e as razões para a variação nos preços da bebida.
Para acompanhar a degustação, foram oferecidos tipos de queijos, como os de mofo azul e mofo branco, massas semiduras e duras, além de embutidos como salame e presunto cru, castanhas, frutas secas e frescas e pães para limpar o paladar ao longo da degustação.
A harmonização de vinhos é complexa. Míriam destacou que, quando uma comida combina muito bem com o vinho, ocorre um “casamento perfeito” onde ambos os elementos se destacam. Entre os exemplos clássicos de harmonização, estão o queijo gorgonzola com vinho do Porto, uma combinação por contraste de doce com salgado, e o vinho do Porto com chocolate, uma harmonização por semelhança devido à intensidade e corpo de ambos.
A chef expressou seu encantamento com o festival e a importância de eventos como este, que além de apoiar o pequeno produtor, oferecem oficinas educativas e atrativas para todos os participantes. “O festival é gigante, e todos querem participar”, afirmou a chef. O evento foi um sucesso, deixando os participantes mais conhecedores e apaixonados pelo universo dos vinhos e suas possibilidades de harmonização.