Artigo: Humberto Lago

Eve Air Mobility é uma subsidiária da Embraer, concebida para criar, produzir e comercializar carros voadores elétricos, com decolagem e aterrisagem vertical. Até o final do corrente ano (2024) está previsto: 1.-A conclusão da montagem do primeiro protótipo; e 2.-O início dos testes operacionais.

Por ser um produto inovador e complexo, porém necessário e promissor, inúmeras empresas, das grandes nações, estão tentando se destacar na introdução desse projeto revolucionário. É uma luta contra o tempo; existem poderosos interesses envolvidos; cada concorrente anseia ser o líder desse produto e mercado. Para as nações mais desenvolvidas, vencer essa disputa é uma questão de prestígio tecnológico, econômico e mesmo político.

O projeto de mobilidade urbano segue em frente e a passos largos. Ele exige dos empresários investimentos significativos; assumir riscos expressivos; posturas novas e agressivas; produtos que sejam funcionais, modernos e eficazes. A decisão da localização da primeira fábrica já foi tomada e será em Taubaté, no estado de S. Paulo.

Não podemos esquecer que existe um mercado ainda a ser padronizado e regulamentado, de forma segura e operacional, para a atividades dos fabricantes. No caso, a empresa brasileira desenvolveu um software específico, para acompanhar o lançamento e introdução dos produtos, oferecendo disciplina, organização e segurança a todos os envolvidos.

Mensurando em números, a Eve tem um total de 2.900 unidades pedidas. Estima-se que o preço de venda unitário venha a ser da ordem de US$ 3 milhões por unidade, o que significa uma carteira da ordem de US$ 8,7 bilhões de dólares. Repetindo: 8,7 bilhões de dólares!

A carteira da Eve é a maior do mundo, na atualidade. A propósito, você conhece alguma empresa que dispõe de uma carteira de pedidos dessa magnitude? Isso não é coisa pequena; adicionalmente, este projeto prossegue conduzido pela iniciativa privada (sem participação governamental).

As prioridades do eVTOL brasileiro são conforto e segurança, acessibilidade e baixo custo. Produzir o melhor produto, ao menor custo, com eficiência e segurança, não é um desafio pequeno. Pelo contrário, ele é destinado aos competentes e corajosos, inovadores e persistentes e que tenham uma adequada visão de futuro. Quantos de nós temos esse DNA?

Os carros voadores devem fazer voos de até 100 km de distância, em ambientes urbanos, operando em aeroportos específicos (o primeiro deles deve ser construído na cidade de S. José dos Campos-SP). Convido o amigo leitor(a) a se motivar com o espírito empreendedor desses brasileiros. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO