Para quem é fã do MasterChef, o reality mais famoso de culinária, a noite desta quarta-feira, 17 de julho, foi muito especial.
O chef Will Petters, finalista da sua edição no programa, compartilhou os segredos da receita de Pudim de Tubérculos, que fez ele vencer a desafiadora prova da Caixa Misteriosa Indígena. A sobremesa foi preparada em sua aula-show no Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, no Espaço Gourmet do CTC Sicoob Credisul, em Vilhena (RO).
Os participantes, entusiastas da gastronomia e admiradores do chef, aguardava ansiosamente enquanto Will se preparava para começar. Ele iniciou relembrando o momento crucial no MasterChef. “Quando abri a caixa e vi os ingredientes, confesso que senti um misto de curiosidade e apreensão”, contou. Entre os itens estavam mandioca, cará, castanha do Pará e guaraná, ingredientes tradicionais da cultura indígena, mas nem todos familiares ao chef.
Will decidiu inovar e criar uma sobremesa, algo que surpreendeu os jurados. Em apenas uma hora, criou um pudim de mandioca, que se tornou o destaque do desafio. “A mandioca é um ingrediente versátil, e eu lembrei do bolo de mandioca e quis, então, criar um pudim, colocando também o cará para dar liga”, explicou.
Na receita, o chef pode colocar sua visão dos ingredientes amazônicos, promovendo uma fusão e inovação na gastronomia. Durante a aula, Will interagiu constantemente com o público, respondendo perguntas e dando dicas. Ele destacou a importância de conhecer os ingredientes e de não ter medo de experimentar novas combinações.
Ao final da apresentação, os presentes puderam degustar a famosa sobremesa, e a opinião foi unânime: o pudim de mandioca com cará, castanha do Pará e caramelo de guaraná é realmente delicioso.
A Receita
Ingredientes:
– 4 ovos
– 200g de mandioca
– 100g de cará (ou outro tubérculo)
– 50g de farinha d’água
– 120ml de água
– 100g de fruta
– 50g e xarope de guaraná
– 100g de açúcar
– 20g de manteiga
– 20g de gordura de coco
– 1 limão
Modo de Preparo:
Rale a mandioca, cará e castanha do Pará em um bowl. Adicione 100g de açúcar e bata. Misture a farinha d’água e escalde com 120ml de água fervente. Misture quatro ovos e bata novamente.
Coloque nas formas untadas com gordura de coco, açúcar e um pouco de xarope de guaraná. Asse em forno de 200°C por 12 minutos em banho maria.
Ferva a polpa de cajá com açúcar e 10 unidades de formiga, até virar uma calda. Coe e reserve.
Caramelize um pouco de xarope de guaraná e misture leite de castanhas. Adicione gordura de coco e manteiga. Reduza até engrossar e reserve.
>>>>>>>>>>Clique na imagem para ampliar>>>>>>>>>