A Convenção Municipal do partido Republicanos e a Federação PSDB/Cidadania homologaram Katiana do Laboratório como candidata ao cargo de Prefeita e Patrícia Helena da Rádio como vice-Prefeita em Alvorada do Oeste.
O dia 21 de julho de 2024 já entrou para a história do município, sendo a primeira vez que duas mulheres foram escolhidas para ocupar os cargos do executivo municipal.
Esse é um marco significativo na história política local, onde duas mulheres foram escolhidas para ocupar os cargos de prefeita e vice-prefeita em Alvorada do Oeste. A representatividade feminina na política é importante para garantir uma maior diversidade de perspectivas e experiências no processo decisório. Essa conquista pode servir de inspiração para outras mulheres que desejam ingressar na política e contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
O evento aconteceu no domingo, 21 de julho, na Escola Joaquim Xavier de Oliveira, conforme o Edital de convocação.
O Partido Republicanos e a Federação PSDB/Cidadania formaram a coligação Mulheres em Ação, título escolhido em razão do momento histórico desse dia, bem como da real expectativa de duas mulheres poderem administrar o município.
Katiana Gomes de Moraes, 38 anos, casada, mãe de duas filhas, é Técnica de Enfermagem, graduada em Gestão Pública. Antes de entrar na política, trabalhou a maior parte da sua vida em laboratório, onde ficou conhecida como Katiana do Laboratório. Ela é a atual Vice-Prefeita, mas com a desistência à reeleição do Prefeito Vanderlei Tecchio, ela colocou seu nome à disposição para concorrer às eleições municipais. Em seu discurso, ela disse: “Com fé em Deus nós vamos chegar lá e iremos honrar cada um de vocês”.
Patrícia Helena da Silva, 36 anos, casada, mãe de duas filhas, Radialista e Agente Comunitária de Saúde, está cursando Gestão Hospitalar, Gestão de Empresas e Marketing. Na cidade ela é conhecida como Patrícia Helena da Rádio.
Segundo Patrícia, ela aceitou o desafio de fazer parte desse projeto porque entende que as mulheres têm uma grande capacidade administrativa, não só dentro de casa mas em qualquer profissão. Os eleitores brasileiros têm entendido isso e o número de mulheres na política tem aumentado a cada eleição.
Este ano o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez campanha publicitária em rádios e TVs incentivando a participação da mulher na política.