A Polícia Federal (PF), em operação conjunta com o IBAMA, deflagrou simultaneamente na última quinta-feira, dia 8, uma série de ações de combate a delitos ambientais nas áreas protegidas das terras indígenas Sete de Setembro e Zoró. Essas operações dão continuidade às ações iniciadas nos dias 25 e 27 de junho de 2024.
Na terra indígena Zoró, foi constatada a expansão da área de garimpo ilegal. Além disso, o IBAMA localizou e inutilizou duas motocicletas e um acampamento utilizado pelos criminosos.
Na terra indígena Sete de Setembro, foi identificado um ponto de extração ilegal de madeira. Durante a operação, um acampamento também foi encontrado e destruído pela equipe do IBAMA.
Em seguida, a equipe se dirigiu até uma ponte no interior da terra indígena Sete de Setembro, que, mesmo após ser inutilizada na incursão anterior, havia sido novamente utilizada pelos criminosos.
A equipe de motosserristas do IBAMA realizou a destruição completa da estrutura, utilizada exclusivamente para escoar os produtos extraídos ilegalmente do território protegido. Nas proximidades da ponte, foi encontrada mais uma motocicleta usada pelos criminosos, que também foi inutilizada.