O Fluminense largou em desvantagem por uma vaga nas quartas da Libertadores. Na noite desta terça-feira (13), o Tricolor Carioca perdeu para o Grêmio por 2 a 1 no Couto Pereira, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição.
Lima abriu o placar para o Flu, mas Reinaldo virou com gols aos 29 e 32 minutos da etapa complementar. Na reta final, a equipe de Mano Menezes ficou com um homem a mais após Rodrigo Ely ser expulso, mas não houve tempo para reação.
Fluminense e Grêmio vão a se enfrentar novamente na próxima terça-feira (20), às 19h, no Maracanã. Uma vitória do Flu por um gol de diferença força a decisão por pênaltis.
Antes, o Tricolor foca no Brasileirão. A equipe de Mano Menezes volta a campo no próximo sábado, às 21h, para enfrentar o Corinthians no Maracanã. A partida é válida pela 23ª rodada do campeonato.
O jogo
O Fluminense teve um bom início de partida no Couto Pereira. Com mais posse de bola, o Tricolor Carioca teve controle e ditou as ações durante boa parte do primeiro tempo. O Grêmio, por sua vez, buscava jogadas de transição rápida para sair ao ataque.
Nesse cenário, a equipe carioca teve a melhor chance perto dos 25 minutos. Numa jogada de falta ensaiada, Samuel Xavier cobrou rasteiro para Jhon Arias, que estava livre de marcação dentro da área. O meia-atacante finalizou forte, mas Rodrigo Ely salvou o Grêmio quase em cima da linha.
A partir dos 30, porém, o Fluminense viu o Grêmio se impor na partida e controlar as ações. A equipe de Mano já não conseguia levar perigo à meta adversária, mas soube se defender, e Fábio pouco trabalhou.
No segundo tempo, as duas equipes voltaram errando muito, mas o Fluminense conseguiu encaixar uma boa jogada aos 13 minutos e abriu o placar no Couto Pereira. André acionou Ganso, que levantou a bola na medida para Lima, que tinha acabado de entrar. O camisa 45 pegou de primeira e colocou o Flu em vantagem.
A partir daí, a equipe de Mano Menezes recuou enquanto o Grêmio se lançou ao ataque. E num intervalo de apenas três minutos, o Fluminense viu o adversário virar o jogo.
Tudo começou com um cruzamento de Soteldo em que a bola bateu no braço de Esquerdinha. O pênalti, então, foi assinalado. Reinaldo foi para a batida aos 29 minutos e mandou no ângulo, sem chances de defesa para Fábio.
Publicidade
Na marca dos 32, o Grêmio virou. Reinaldo cobrou falta do lado direito do campo, a bola passou por todos os jogadores e entrou.
Com isso, o Imortal parecia ter o controle da partida, mas Rodrigo Ely agrediu Ganso e foi expulso após revisão do árbitro no VAR. A partir daí, o Flu pressionou o Grêmio até o fim. Apesar dos esforços, o jogo já estava no fim, e o time carioca não conseguiu buscar o empate.
Ficha técnica
Grêmio x Fluminense
Data e hora: 13/8/2024, às 19h
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Cartões amarelos: Marchesín e Braithwaite (GRE) / Ganso, Thiago Santos e Esquerdinha (FLU)
Cartões vermelhos: Rodrigo Ely (GRE)
Gols: Lima (0-1) (13’/2ºT) / Reinaldo (1-1) (29’/2ºT) / Reinaldo (32’/2ºT)
Gols: Lima (0-1) (13’/2ºT) / Reinaldo (1-1) (29’/2ºT) / Reinaldo (32’/2ºT)
GRÊMIO (Técnico: Renato Gaúcho)
Marchesín; João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Dodi e Cristaldo (Monsalve, 18’/2ºT); Pavón (Gustavo Nunes, 18’/2ºT), Soteldo (Du Queiroz, 48’/2ºT) e Braithwaite (Gustavo Martins, 40’/2ºT).
FLUMINENSE (Técnico: Mano Menezes)
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Esquerdinha; André, Martinelli (Keno, 20’/1ºT) (Lima, 11’/2ºT) e Alexsander (Bernal, 11’/2ºT); Paulo Henrique Ganso, Jhon Arias e Kauã Elias´(John Kennedy, 40’/2ºT).