O escritor e jornalista João Peres, de São Paulo, encerrou a série de palestras proferidas no I Encontro dos Comunicadores do Cone Sul, nesta sexta-feira, 11, no auditório da Câmara de Vilhena.
João Peres fez um relato da busca e coleta de informações para a concretização do seu livro “Corumbiara, caso enterrado”, lançado e vendido no auditório do Poder Legislativo.
O livro narra o conflito agrário mais violento e de maior repercussão no país que aconteceu no dia 9 de agosto de 1995. Na ocasião morreram vários camponeses. João Peres autografou todos os livros comprados pelos participantes do evento.
Durante a palestra, João Peres explicou um dos motivos pelo qual decidiu fazer um livro contando um fato ocorrido no interior de Rondônia: conhecer o Brasil na função de repórter. Segundo ele, é desta forma que a profissão de jornalista é exercida com mais eficácia. Outro motivo é a busca pessoal.
João Peres respondeu a uma série de questionamentos dos comunicadores e afirmou que, devido ao sucesso do livro, pretende dar continuidade à história. No final da palestra, o escritor foi muito aplaudido e elogiado pelos participantes.
O presidente da Câmara de Vilhena, Junior Donadon, agradeceu o escritor por participar como palestrante e afirmou que resgatar a história de Corumbiara significa trazer à tona fatos importantes do caso que chocou o Brasil e foi notícia internacional.
No I Encontro de Comunicadores do Cone Sul também palestraram: Nilton Salina (ex-correspondente do Jornal Estado de São Paulo), Alexandre Badra (ex-correspondente do Jornal do Brasil), Carlos Alencar (presidente do Sindicato de Jornalistas de Rondônia) e Leoni Serpa (chefe do departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena).
Texto e Foto: Assessoria