extra
Marcos Santana e Giancarlo Pazin

Em visita ao Extra de Rondônia na manhã deste sábado, 26, Marcos Santana (presidente do “Lar dos Idosos”) e Giancarlo Pazin (presidente da Loja Maçônica Águia do Planalto), desfizeram todas as acusações de maus tratos que supostamente estariam acontecendo dentro da instituição filantrópica.

O vídeo com a suposta acusação foi divulgado nas redes sociais e teve, em pouco tempo, um expressivo número de visualização.

O “Lar dos Idosos Maria Tereza Lamarta” é uma das instituições mais respeitada do Estado de Rondônia quando o assunto é relacionado a idosos.

Marcos Santana afirma categoricamente que o vídeo é criminoso. “Tudo aquilo que foi divulgado lá é inverdade, é mentira. Foi uma situação criada pelo filho do idoso, que não está na casa há mais de 9 meses”, explicou o presidente da instituição.

Na época ele foi devolvido à família devido aos problemas de saúde avançado e o “Lar dos Idosos” não possuía estrutura física o suficiente de mantê-lo no local, conforme declaração de Marcos.

Em relatório (fotos abaixo) enviado a Assistência Social do município no início deste ano, aponta que o idoso estava internado no local desde o dia 22 de novembro de 2009. Os filhos do homem identificado apenas como “Senhor Sardinha” atualmente com 62 anos, insistiu para que seu pai pudesse ficar no local e alegava que ele tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a família não tinha condições de prestar os devidos cuidados.

Após internar o pai, um dos filhos que havia ficado responsável pelo idoso se mudou para o Estado do Mato Grosso. Com isso, a comunicação com o restante dos filhos ficou conturbada, como foi citado no relatório. “Apion Fernandes Sardinha ficou responsável pelo pai… Mas tudo que solicitávamos demorava até 8 dias para trazer… pedimos um colchão de água, mas ele trouxe um furado e tivemos que comprar outro”, segundo denuncia no documento.

Mesmo com a atenção dos médicos que prestam apoio voluntariamente à unidade, a saúde do idoso continuou se deteriorando e foi preciso informar a família para tomar as providências. Ele estava com Diabetes e Dermatites, o que explica a vermelhidão nas costas do homem. Sendo assim, necessário encaminhá-lo a unidade hospitalar, onde ficou sob a guarda da família.

“O senhor ‘Sardinha’ não aceitava ficar sentado na cadeira de rodas, apenas deitado. Só queria ficar nu. além disso, sempre proferia palavras de baixo calão contra os nossos funcionários, mas tudo isso relevamos até encaminharmos para o Hospital. Essas situações foram relatadas e entregue na Curadoria do Idoso”, pontuou Giancarlo.

Com a devolução dos cuidados do homem à família, um dos filhos se sentiu prejudicado e disse “vocês me ferraram, eu vou fazer um vídeo para acabar com esse lar dos idosos”.

Nove meses internado no Hospital Regional, o vídeo foi produzido e divulgado nas redes sociais que, segundo o presidente, tenta derrubar a credibilidade de um trabalho sério realizado há mais de duas décadas.

“O Lar dos Idosos é uma instituição séria que há 22 anos presta serviço à comunidade diuturnamente. As pessoas que conhecem o dia a dia de quem trabalha lá confirmam que nada do que foi denunciado é verdade”, enalteceu Marcos.

Ao finalizar, Marcos Santana confirmou que a assessoria jurídica foi comunicada sobre a situação e já estuda a possibilidade de representar judicialmente a pessoa que gravou o vídeo e quem o propagou nas redes sociais.

extra1extra2

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO