Em visita a redação do Extra de Rondônia, Arli Schultz (PT) titular da Secretária Municipal de Trânsito (Semtran) em Vilhena, explanou o que sua secretaria está fazendo para melhorar o trânsito no município.
Segundo Arli, sua pasta trabalha com baixo orçamento, então a questão é priorizar os trabalhos a serem feitos na cidade.
As faixas de pedestres estão sendo pintadas novamente, e ainda estão sendo feitas os bolsões ou espaços para motos ficarem a frente dos veículos nos semáforos.
“Isso prioriza o trânsito para os motociclistas, pois além de ser um veículo pequeno tem uma arrancada mais rápida”, disse Arli.
As vias asfaltadas que ainda não possuem placas ou sinalização, só receberão o beneficio o ano que vem, pois os asfaltos construídos pelo Governo do Estado teria que ser entregue já sinalizado, mas não foi isso que aconteceu. Com isso, o município tem que arcar com as despesas que não estavam no orçamento.
Em relação às vias em frente à Câmara de Vereadores que está sendo usada para laser e caminhada dos vilhenenses, está liberada apenas a via que segue em direção a BR-174, (Avenida Jô Sato), ou seja, as pessoas que vão em direção à rodovia e voltam sentido prefeitura estão correndo risco de morte, pois a via não tem autorização para ser fechada. E os carros transitam livremente, colocando a vida de quem caminha pela via sentido prefeitura.
De acordo com Schultz, foi feito acordo com Ministério Público (MP) para que apenas a via sentido Avenida Jô Sato (BR-174) fosse fechada das 18h às 23 horas, tempo suficiente para que os vilhenenses pudessem praticar sua caminhada, já que a cidade não oferece outro espaço alternativo, a não ser a ciclo via, no canteiro central da Avenida Tancredo Neves.
Por conta própria as pessoas fecham a via sentido prefeitura. Porém, o acordo não contemplou esta pista, pois acaba atrapalhando os servidores do Fórum, já que a noite faz plantão no local.
Arli, ainda destacou que já está pronta a nova Delegacia de Polícia Civil de Vilhena (Unisp) ao lado do Fórum. E, assim que for inaugurado devido o movimento de viaturas policiais, a via sentido BR-174, terá que ser aberta.
Entretanto, o secretário enfatiza que as pessoas poderão fazer suas caminhadas usando a ciclo via que foi construída exatamente para este fim.
São quase dois quilômetros via que vai da BR-174, até a Avenida Paraná, cortando o canteiro central da Avenida Tancredo Neves.
Enquanto isso, Arli pede à população que utilize apenas a via sentido BR-174, indo e voltando na mesma, para evitar que acidentes possam ocorrer no local.
Arli Schultz, esteve na redação acompanhado do Secretário de Comunicação da prefeitura (Semcom) Adenilson Magalhães.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia