Do rock a música clássica, rolou de tudo na primeira edição do festival “Portal da Amazônia” realizado na noite do sábado, 7, na Praça Ângelo Spadari, em Vilhena. O evento foi promovido pelo grupo cultural Serpentário Produções, e contou com 10 artistas, que apresentaram canções autorais e não autorais.
Os participantes do festival soltaram a voz e conquistaram o público formado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, que lotaram a praça para acompanhar as apresentações.
O festival reuniu talentos da música rondoniense com uma programação diversificada e gratuita. Entre as atrações do festival que encantaram o público vilhenense estava a Radio Tesla, Detroit City, Suzane Schmitka, Vector, Anteontem, Necrovha, Vanderson de Jesus, Gabriela Schmadecke. O.S.V. String Quartet.
De acordo com a organização do evento, o nome do festival faz referência ao fato de que Vilhena ser conhecida como Portal da Amazônia por estar situada na entrada para a região Amazônica. Além disso, remete à diversidade de fauna e flora da região.
“Uma das alegrias que tivemos ao realizar o festival foi justamente juntar fãs de diferentes estilos da música de Rondônia, de vários estilos, entre eles rock, Hip Hop, MPB e música clássica, em um mesmo ambiente. Foi muito bom o evento, só temos motivos a agradecer as pessoas que compareceram no festival”, disse Andréia Machado, uma das organizadoras do festival.
A estudante Pâmela Julyeta Candido disse que gostou do festival justamente pela diversidade de gêneros musicais apresentados. “A iniciativa do Serpentário foi excelente, esse tipo de evento reúne uma galera de várias tribos diferentes e da oportunidade pra galera que gosta de música e tem suas bandas se apresentarem é uma forma de incentivo para eles. Acho que tem que ser todo mês pra se solidificar isso proporciona uma diversão super saudável”, opinou Pâmela.
Opinião compartilhada pelo músico Tercio Santos que afirmou que o evento foi de suma importância para consolidação da cena cultural de Vilhena. “Nossa cidade precisa muito de eventos assim com essa energia positiva expressa no rosto e no coração de quem ali esteve, eu e o quarteto OSV ficamos muito felizes em estar ali no meio de tanta gente com esse mesmo pensamento de levar algo diferente para muitos que estavam acostumados a ouvir apenas os estilos de musica e arte mais comuns em nossa cidade”, falou afirmou Tercio.
Andréia informou que o grupo já está planejando a próxima edição que deve acontecer no próximo ano. “Queremos ampliar para dois a próxima edição, para poder dar espaços para mais artistas locais se apresentarem”, finalizou Andréia.
Sobre o Serpentário Produções
O Serpentário Produções realiza projetos culturais desde 2009 no estado de Rondônia, na Amazônia Legal. Desde a fundação, o grupo já realizou vários projetos culturais patrocinados pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Banco da Amazônia.
Os projetos realizados pelo Serpentário Produções valorizam as tradições locais e regionais, pois eles proporcionam através do resgate de suas historias, a visão do próprio protagonista da historia da Amazônia Legal. A preservação da memória material e imaterial faz com que as pessoas comecem a produzir mais produtos culturais e mostrasse mais orgulhando de sua historia, de suas manifestações culturais.
O trabalho do grupo Serpentário Produções pode ser acompanhado pela página da internet: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes/ ou http://serpentarioproducoes.blogspot.com.br/ .
Texto e fotos: Assessoria