Mais um importante Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira, 10, em Vilhena.
Trata-se da “Semana de Prevenção e Combate à Depressão”. A propositura, de número 4.682/2015, teve aval de todos os parlamentares e aprovado em plenário por unanimidade.
Na tribuna da Casa de Leis, Célio Batista defendeu o projeto e fez uma análise do resultado negativo da doença em Vilhena. Para ele, a depressão já foi responsável de vários casos de tentativa de suicídio e até de suicídio no município. “Em Vilhena, a doença está muito presenta no ambiente familiar, no próprio local de trabalho, e, nestes casos, não sabemos como ajudar. O poder público não tem nenhuma ação no sentido de orientar, prevenir, diagnosticar e encaminhar estar pessoas para tratamento. Dados da organização municipal de saúde, a depressão é a segunda maior causa de qualidade de vida. E, até 2020 a projeção é que a doença esteja no top da lista, sendo tão comum quanto a dor nas costas. Por isso peço aprovação do projeto”, frisou o parlamentar.
De acordo com o projeto, a “Semana de Prevenção e Combate à Depressão” terá como dia principal o 30 de setembro, de cada ano, junto com o Dia Mundial da Depressão, que passará a integrar o calendário oficial de Vilhena. “O objetivo é, nesta semana, informar à população sobre as características, prevenção e tratamento da doença”, ressaltou.
Os vereadores Vanderlei Graebin, Junior Donadon, Valdete Savaris e José Garcia parabenizaram Célio Batista pela iniciativa e fortaleceram a regulamentação do projeto na esfera municipal. Em tempo, Garcia informou que já foi vítima da doença e que pensou em tentar suicídio. O diálogo com um amigo o fez desistir da tragédia. “Deus iluminou meu caminho, me apresentou uma mão amiga para dar a volta por cima”, analisou.
Agora o Executivo tem prazo regimental de 10 dias, a partir do recebimento do Ofício enviado pela Câmara, para sancionar e a nova Lei passar a vigorar no município.
Texto e Foto: Assessoria