Ocorreu em Cerejeira, dos dias 16 (segunda) a 21 (sábado), o treinamento Empretec, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A vinda deste curso para o município é fruto de uma parceria entre a Câmara de Cerejeiras e o Sebrae de Vilhena.
Na segunda, primeiro dia do treinamento, o presidente da Câmara, Saulo Siqueira (PSD) e o presidente da Associação Empresarial de Cerejeiras (Acic), o empresário Vanderlei Betoni, acompanhados do coordenador do Sebrae de Vilhena, Charif Hohamed, deram abertura à realização do Empretec no município cerejeirense. O curso está ocorrendo em período integral, no prédio da própria Câmara.
O curso contu com 26 alunos (um desses desistiu por problemas de saúde na terça, 16), todos de Cerejeiras. Funcionários da Câmara e dois vereadores, Edmar Lopes (PDT) e Valmir Maciel (DEM) também fizeram o treinamento, mas a maioria dos alunos que se formaram no curso é de pequenos empresários.
A oficina Empretec foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) é aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. O curso já foi eleito como o melhor treinamento de empreendedorismo do mundo.
O custo total da oficina, que une ensino teórico e aprendizado técnico sobre empreendedorismo, é de R$ 500 (pessoas jurídicas) ou de R$ 600 (pessoas físicas), pagos em até duas parcelas.
Ainda na abertura do curso, o coordenador regional do Sebrae afirmou que o treinamento só veio para Cerejeiras por empenho da Câmara. “Agradeço aos vereadores de Cerejeiras, pois esse curso não viria para cá sem essa parceria, pois o custo do seminário Empretec é muito grande”, disse Charif Mohamed.
Autor e foto: Rildo Costa