Seguindo a recomendação da Ministra Carmem Lúcia (STF), a Comarca de Colorado do Oeste realizou entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro, a III Semana da Justiça pela Paz em Casa.
A programação teve como destaque, além das audiências e julgamentos relativos à violência contra a mulher, a exibição de filme e discussão sobre o tema com a comunidade.
A Semana da Justiça consiste também em realizar atividades de conscientização e reflexão sobre a violência doméstica, estimulando vivência de relacionamentos pacíficos e harmoniosos nas famílias e nos lares.
Na Comarca de Colorado do Oeste foram realizadas “Sessões Pipoca” com a participação de alunos e servidores de escolas. A atividade consistiu na exibição do documentário Silêncio das Inocentes seguido de debate com profissionais de Direito, Psicologia e Serviço Social.
Foi realizada também uma palestra no município de Cabixi, o qual pertence à comarca de Colorado, sobre o tema Lei Maria da Penha, proferida pela juíza Márcia Regina Gomes Serafim.
Além disto, houve divulgação de vídeo no telão de LED fixado no Centro do município de Colorado do Oeste, incentivando a denúncia de qualquer tipo de violência contra a mulher.
Para a coordenadora da campanha na Comarca, a juíza Márcia Serafim, titular da 1ª Vara Criminal, “a campanha é de grande importância para incentivar a cultura da paz nos lares, com o intuito de diminuir a incidência de crimes contra mulher, principalmente a violência doméstica”.
A campanha foi organizada pelo Núcleo Psicossocial e pela Administração do Fórum, contando com a colaboração de servidores, assessores e estagiários e também com parcerias de órgãos locais como o Instituto Federal de Rondônia (Campus de Colorado do Oeste), CEEJA Tancredo de Almeida Neves, Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabixi, Câmara Municipal de Cabixi e as escolas José de Anchieta e CEEJA Seis de Julho (Cabixi).
Texto e foto: Assessoria