Teve inicio nesta terça-feira, 11, a campanha do Hemocentro de Vilhena para doação de sangue no período carnavalesco.
Com o tema “Grito de carnaval, dê um pulo no Hemocentro”, a campanha está prevista para terminar em março durante o Carnaval.
A assistente social da unidade de saúde, Michely Noeli Toledo, explicou que, nesta época do ano, o número de doações de sangue cai cerca de 50% porque muitas pessoas viajam de férias. “Em contrapartida, neste período aumenta o número de acidentes e, consequentemente, a demanda de sangue. É preciso destacar também as pessoas que fazem transfusões regularmente correm o risco de serem prejudicadas com a falta do produto por isso estamos fazendo a campanha”, disse Michely.
Segundo Michely, a maior necessidade é de doadores do tipo ‘O’ positivo, ‘B’ positivo, ‘A’ positivo e ‘AB’ positivo. Michely explica que o Hemocentro de Vilhena atende pacientes da UTI, pacientes que sofrem de doenças crônicas, além de pacientes de todo o Cone Sul que necessitam de doação de sangue.
Podem doar sangue às pessoas tem que ter idade entre 16 a 69 anos, com boa saúde e sem doenças, como resfriados e gripes. Maiores de 16 anos podem doar com a autorização do responsável. Os doadores devem portar documentos de identificação com foto. O Hemocentro de Vilhena fica localizado na Avenida Jô Sato, ao lado do Hospital Regional. O atendimento é feito entre as 7h às 13h, de segunda-feira a sábado e nas quartas-feiras o dia todo.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia