O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), concedeu entrevista no último sábado, 6, a uma emissora de rádio, em Pimenta Bueno, transmitida em cadeia para cerca de 80% dos municípios de Rondônia.
Maurão fez uma espécie de balanço das atividades desenvolvidas pelo parlamento estadual e dos projetos que devem ser debatidos neste ano.
Ao abrir a entrevista, o tema abordado foi a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a formação de um suposto cartel no setor frigorífico, que está sufocando aos criadores, com o baixo preço da arroba do boi.
“Discutimos com os criadores de Vilhena a Porto Velho, e a reclamação é uma só: o baixo preço na arroba do boi. Os grandes e principalmente os pequenos, estão sofrendo com uma manipulação de preços absurda, fruto de uma pratica de cartel, capitaneado pelo grupo JBS Friboi”, disse o deputado.
Maurão mostrou ainda que, mesmo com o preço da arroba em queda, a carne nos mercados e frigoríficos não diminuiu de preços aos consumidores. “Ou seja, o criador perde, a população paga caro e somente os frigoríficos ganham. E ganham muito”, frisou.
O presidente informou que, durante os encontros entre pecuaristas, a proposta de assegurar um preço mínimo na arroba do boi, entre 90% a 95%, da média de preço praticado em São Paulo, pelos frigoríficos de Rondônia com incentivos fiscais, foi uma das mais aceitas.
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação